A importância do Esporte e do Lazer

Publicado em   20/jan/2012
por  Caio Hostilio

Ontem (19), estive presente, no Teatro Arthur Azevedo, para dar uma espiada na sétima edição do Troféu Mirante Esporte e fiquei feliz em ver que ainda tem pessoas que lutam pelo o esporte.

A emoção foi grande, pois como ex-atleta, isso no tempo em que nem os pais incentivavam, ver atletas serem homenageados e seus familiares vibrando com a conquista.

Em minha opinião, a realização de qualquer atividade esportiva e de lazer envolve a satisfação de aspirações dos seus praticantes. Há alguma coisa em comum entre o que se busca indo ao cinema ou ao teatro, e que difere das razões que motivam o desenvolvimento de esportes, por exemplo. Enquanto, no primeiro caso, a satisfação estética pode ser considerada como critério orientador, no segundo caso, via de regra, prevalece o movimento – o exercício físico.

A Lei de incentivo ao esporte não pode se restringir apenas ao esporte profissional, mas também aos que precisam de exercícios físicos e, assim, voltarem a levar uma vida prazerosa e de acompanhamento aos atletas profissionais… Isso é mexer com a mente!!!

Vejam as praças do Rio de Janeiro, como Largo do Machado, General Osório, Aterro etc. os aparelhos ali colocados, como se fosse uma academia a céu aberto, com instrutor da prefeitura… Que maravilha ver homens e mulheres da terceira idade praticando exercícios físicos… Quanto o governo não economizaria com a saúde pública? Esses mesmos senhores e senhores são os maiores estimuladores dos atletas profissionais!!!

A importância do esporte na sociedade pode ser demonstrada de diversas formas, como, por exemplo, a preocupação dos governos em tornar o esporte obrigatório onde quer que a sua ação se faça sentir, principalmente no ensino, desde a primeira infância até os cursos universitários; a dedicação, por parte da imprensa diária, em todo o mundo, de grande parte de seu tempo e espaço ao noticiário esportivo.

No âmbito social, o esporte tem função pedagógica no processo de formação do indivíduo, ressaltando a disciplina, o respeito à hierarquia e às “regras do jogo”, a solidariedade, o espírito de equipe e outros fatores do desenvolvimento humano. Pode ser utilizado como instrumento de resgate social.

No âmbito econômico, o esporte envolve muitos recursos financeiros. Constitui meio de vida para milhares de pessoas em todo o mundo, pois é uma atividade de grande geração de empregos que envolvem desde médicos, professores, técnicos, dirigentes, fisiologistas, nutricionistas, dirigentes até pessoal de apoio que trabalha em rouparia, lavanderia e comércio de artigos esportivos, entre outros. Além disso, estimula o setor de construção, aumenta o fluxo turístico e propicia o surgimento de novos produtos e serviços.

A atividade por si mesma pode apresentar retorno econômico, deixando de ser considerada despesa e passando a ser considerada investimento. No mundo, diversas empresas do mercado financeiro estão comprando a propriedade de times profissionais.

O interesse das TVs pela transmissão de eventos esportivos e o surgimento da televisão com programação paga em particular têm dado uma ainda maior dimensão ao esporte, contribuindo para o aparecimento e crescimento de novas modalidades esportivas e o surgimento de novos formatos para esportes já tradicionais.

Seria muito importante que o seguimento privado maranhense conseguisse enxergar esse mundo maravilho que é o Esporte.

Meus parabéns a Mirante por lutar por esse incentivo…

  Publicado em: Governo

Deixe uma resposta

Contatos

hostiliocaio@hotmail.com

Rede Brasil ST

Busca no Blog

Arquivos