Hemomar estimula doações de sangue

Publicado em   27/dez/2011
por  Caio Hostilio

Com a chegada das férias e das festas de final de ano, os hemocentros de todo o país sentem as baixas nos estoques de sangue. Com o objetivo de que isso não prejudique a população maranhense, a Supervisão de Hematologia e Hemoterapia do Maranhão (Hemomar) convida a população para doar sangue antes de viajar.

Este período, segundo João Batista Abreu Carvalho, chefe do Serviço de Hemoterapia da Hemomar, é um momento de insegurança devido ao acréscimo da possibilidade de acidentes nas rodovias. “Estamos com uma baixa significativa na coleta das bolsas e por isso é importante que os doadores passem no Hemocentro e façam seu ato de amor. Precisamos da doação de todos os tipos sanguíneos”, enfatizou.

A média de bolsas coletadas está entre 60 a 70 por dia e a média nos outros meses fica entre 150 a 180 bolsas. Para doar é necessário que a pessoa tenha entre 16 e 68 anos, peso acima de 50 kg, não ter ingerido bebida alcoólica 12 horas antes da doação, nem fumado pelo menos duas horas antes do ato voluntário e também evitar alimentos gordurosos. O Hemocentro de São Luís funciona, para a doação de sangue, na Rua 5 de Janeiro, s/nº, Jordoa – de segunda a sexta-feiras, das 7h às 19h, e sábado de 8h às 12h.

Foto: Nestor Bezerra

  Publicado em: Governo

Deixe uma resposta

Contatos

hostiliocaio@hotmail.com

Assine o Blog

By signing up, you agree to our Terms of Service and Privacy Policy.

Publicidade

Busca no Blog