As tramas e estratégias políticas não revelam se alguém se superou… Resultados são circunstanciais!!!

Publicado em   20/dez/2011
por  Caio Hostilio

Ontem (19), conversei por um bom tempo com o ex-deputado JJ, que anda sumido do cenário político aqui de São Luís. Ele disse-me que está em suas bases em Parnarama, pois pretende disputar à Prefeitura do município.

Diante do cenário político, perguntei: Mas o prefeito de lá não é aliado da governadora Roseana Sarney? Com muita paciência, JJ respondeu que o prefeito Raimundo Silveira (PMN) passou para o lado da governadora somente depois de 2009, quando ela assumiu o governo. “Ele em 2006 apoiou o Dr. Jackson Lago, mas Roseana venceu a eleição no município com uma votação em torno de 10 mil votos. Em 2008, Jackson Lago fez toda a campanha dele e em 2009 se bandeou para o lado de Roseana. Na eleição de 2010, a votação de Roseana no município caiu para 5 mil votos. Muitos que sempre apoiou ela não quiseram votar nela apenas por revolta. Isso aconteceu em vários municípios do Maranhão”.

Diante desse paradigma requer um processo de ressignificação de concepções e práticas, no qual os políticos passem a compreender a diferença humana em sua comple­xidade, não mais com um caráter fixo ou que o novo chegou, além das inverdades que poderiam tirar votos de um quando tiraria de outro. As diferenças estão sendo constantemente feitas e refeitas e estão em todos e em cada um. Ao mesmo tempo, contribui para transformar a realidade histórica.

Achar que os quase 30% dos votos alcançados por Flavio Dino foram por seus méritos e que ele se tornou uma liderança de uma hora para outra, sem que tenha feito absolutamente nada pelo Estado, desconhecido, de uma oratória aristocrática, sem beleza física, arrogante… Nenhum atrativo!!! Ou acham que seu blábláblá encanta? E no mínimo falta de bom senso e falta de buscar e rebuscar os fatores que poderiam levar a tudo isso.

O primeiro está mais que explicado dentro do contexto do ex-deputado JJ, ou seja, muitos eleitores de Roseana não votaram nela por vê-la tentar unir duas alas que jamais se uniriam em muitos municípios do Maranhão, sendo que muitas dessas alas têm a maioria esmagadora dos eleitores dos municípios.  

A segunda foi a covardia praticada contra o Jackson Lago, pois foi vitima de uma estratégia da própria “oposição”, que achavam que tirariam os votos de Roseana, mas terminaram tirando os votos de Jackson e transferindo para Flávio… Um exemplo claro disso: basta ver a votação que Jackson obteve em sua terra “Bacabal”: 1.400 votos e sua pífia votaçãoem São Luís.

Portanto, engana-se quem pensa que Flávio Dino é tudo que imagina ser, quando as verdades sociológicas mostram o contrário.

Quanto à disputa pela Prefeitura de São Luís… Isso é outra história, principalmente pela fragilidade em que se encontra o prefeito João Castelo!!!

  Publicado em: Governo

Deixe uma resposta

Contatos

hostiliocaio@hotmail.com

Rede Brasil ST

Busca no Blog

Arquivos