São Luís e seus 400 anos!!!

Publicado em   07/dez/2011
por  Caio Hostilio

Governo apresenta marca “São Luís 400 Anos”

Como parte das diretrizes do Projeto “São Luís 400 Anos”, foram apresentadas a marca e as peças publicitárias que ilustrarão as ações do Governo do Maranhão em celebração aos quatro séculos da capital maranhense. A apresentação ocorreu nesta quarta-feira (7), no auditório do Palácio dos Leões. Presentes, os secretários de Comunicação Social, Sérgio Macedo; de Turismo, Jura Filho; e de Cultura, Luís Henrique Bulcão.

A campanha e a elaboração da marca estão alicerçadas em quatro pilares; arquitetura, literatura, música e gastronomia ludovicense, conforme explicou aos jornalistas o secretário Sérgio Macedo. “Quisemos mostrar hoje porque, já neste final de semana, nas festas de fim de ano, a população começará a visualizar a marca em vários pontos da cidade”, declarou Macedo.

A marca destaca um M (de Maranhão), que lembra os arcos dos casarões e as janelas da cidade, e é preenchida por diversas texturas e cores, que remetem visualmente às manifestações culturais, históricas, turísticas e geográficas de São Luís. O slogan é “A história que toda a capital gostaria de ter”.

“A marca se adapta a qualquer evento que irá acontecer no decorrer de 2012, ano do quarto centenário”, destacou Sérgio Macedo. Durante a coletiva foi apresentado um vídeo que mostra o conceito da marca e como ela poderá ser aplicada na mídia do país e do mundo, através de jornais, revistas, outdoors, backbus, indoor, mobília urbana, peças para TVs etc.

“A marca multifacetada dos 400 anos mostra alegria e faz com que cada maranhense se veja nela e faça parte desta grande comemoração. Tenho certeza que será um ano que começa com um grande Reveillon, para em seguida realizarmos atividades no Carnaval, São João, enfim ações integradas com todas as secretarias que compõem a Comissão de Trabalho do Governo”, afirmou o secretário Luis Bulcão.

O Projeto “São Luís 400 Anos” é uma ação abrangente que celebrará os quatro séculos de fundação da capital maranhense, a serem comemorados no dia 8 de setembro de 2012, com obras estruturantes e eventos festivos. A agenda das comemorações será apresentada pela governadora Roseana Sarney em data ainda a ser definida.

Compõem ainda a comissão de trabalho os secretários de Estado Luís Fernando Silva (Casa Civil), Max Barros (Infraestrutura), Maurício Macedo (Desenvolvimento, Indústria e Comércio), Pedro Fernandes (Cidades e Desenvolvimento Urbano), Aluísio Mendes (Segurança Pública) e Fábio Gondim (Planejamento, Orçamento e Gestão).     Além disso, todas as secretarias estarão envolvidas no projeto.

O lançamento das comemorações teve início com a escolha do samba da Beija-Flor para o Carnaval 2012, que contou com a participação de sambistas maranhenses. A escola carioca levará para a avenida o tema “São Luís – O Poema Encantado do Maranhão”.

Max Barros assina ordem de serviço para conclusão da reforma do Castelão

O secretário de Estado de Infraestrutura, Max Barros, assina, nesta quinta-feira (8), às 10h da manhã, a ordem de serviço para início das obras de conclusão da reforma do estádio Castelão,em São Luís. Asolenidade oficial acontecerá no próprio estádio, com a participação do secretário de Estado de Esportes e Lazer, Joaquim Haickel.

A expectativa do governo é entregar um estádio totalmente novo à comunidade desportiva do estado no dia 8 de setembro do ano que vem, como parte das comemorações pelos 400 anos de São Luís. “A reforma fará do Castelão um estádio ultramoderno, que atende a todas as exigências da FIFA e do Estatuto do Torcedor no que diz respeito ao conforto e à segurança do público e será mais um presente do Governo do Estado à cidade de São Luís”, destacou Max Barros.

Conforme o projeto aprovado e licitado pela Sinfra, o novo Castelão custará cerca de R$ 24,8 milhões aos cofres do estado e terá sua capacidade de público reduzida de 72 mil para 40 mil lugares – todos com cadeiras anti-vandalismo -, tudo para atender às exigências de segurança da FIFA e da legislação brasileira. No padrão antigo, por exemplo, o espaço destinado a um torcedor era de 30 cm, agora, ele deve ser de, no mínimo, 45 cm.

“Apesar de uma queda de cerca de 45% na capacidade do estádio, o que fizemos foi para atender normas de segurança. Apesar disso, em termos percentuais a perda de espaço  será menor que em estádios como o Maracanã e o Mineirão”, destacou Max Barros.

A reforma contempla, ainda, a recuperação de vias de acesso, instalação de catracas eletrônicas, 22 câmeras para CFTV, adaptação total aos portadores de necessidades especiais (inclusive nos banheiros), instalação de 12 cabines de rádio e quatro cabines de TV, todas climatizados; dois centros de imprensa, uma sala de entrevista coletiva e moderno sistema de iluminação – com instalação de 75 novos holofotes na marquise e 70 nas duas torres.

Max Barros lembrou que a adequação atenderá às necessidades de iluminação para favorecer as transmissões de TV. Além disso, haverá substituição das subestações – serão duas de 1.250 KVA -, para atender a capacidade elétrica projetada, e instalação de dois grupos geradores com autonomia de 60 minutos cada.

Problemas antigos

Dois problemas antigos do estádio serão solucionados após a conclusão da reforma. O primeiro é o alagamento dos vestiários. Em dias de chuva, é praticamente impossível aos atletas permanecer no local.

De acordo com secretário Max Barros, a obra contemplará um grande trabalho de drenagem, que acabará com os problemas das infiltrações e alagamentos. Outra grande queixa de atletas e treinadores era em relação à posição do banco de reservas.

No caso dos jogos que começavam à tarde, a estrutura ficava de frente para o sol, incomodando jogadores e dificultando a visibilidade dos técnicos. “Isso também será resolvido. Nós atendemos a uma sugestão da imprensa esportiva e já determinamos que, na reforma, os bancos de reservas seja deslocados para o lado das cabines de transmissão”, explicou Barros.

  Publicado em: Governo

2 Responses to São Luís e seus 400 anos!!!

  1. Caio Giotto disse:

    Olá meu xará! Olhe, como designer posso dizer que eu achei linda a marca e acho que o projeto inteiro é uma ótima iniciativa para que os ludovicenses tenham mais acesso a nossa história!

Deixe uma resposta

Contatos

hostiliocaio@hotmail.com

Assine o Blog

By signing up, you agree to our Terms of Service and Privacy Policy.

Publicidade

Busca no Blog