Afinal, por que o JP não usou da imparcialidade tanto alardeada por opositores?

Publicado em   03/dez/2011
por  Caio Hostilio

Nada contra a linha editorial do JP, apenas coloquei esse título para confirmar que não existe jornalismo imparcial, uma vez que todo ser humano tem por natureza escolher um lado. Se a nota do Dutra ficou mais evidente que a resposta do Washington é pela linha editorial adotada pelo jornal.

Mas vamos ao assunto que interessa. Dutra é um politiqueiro profissional. Enganam-se quem pensa que ele tem ideologia, ética e moralidade política para dizer as baboseiras que alardeia… Suas atitudes politiqueiras já sãocostumeiras e todos sabem… Basta lembrar-se da rifa do seu apartamento, que ele mesmo foi o ganhador; basta lembrar que ele é emplumado; basta lembrar que ele usa e abusa de Márcio Jardim para as presepadas, mas não lhe paga por isso, quem paga é a população de Maricá – RJ, onde Márcio é um subsecretário fantasma; basta lembrar que quando o Presidente da Câmara dos Deputados disse que não votaria a PEC 300 na marra, ele meteu o rabinho entre as pernas e se calou; basta lembrar que fala das cadeias do Maranhão, mas não indica uma emenda sua para o Maranhão… Esse camarada tem postura política séria para esculhambar alguém?

Domingos Dutra propõe a saída de uma parte do PT do governo Roseana Sarney

2 de dezembro de 2011 às 11:05

 Índice     Texto Anterior | Próximo Texto   

O deputado federal Domingos Dutra (PT-MA) defendeu ontem (1º) a saída do PT do Governo Roseana Sarney. Do plenário da Câmara Federal, o parlamentar solicitou ao Diretório Nacional que intermedeie com a banda do PT que está no governo para que o partido deixe a administração estadual.

‘Não tem mais sentido essa parte do PT ficar num governo que é impopular, não fala com os movimentos sociais, não tem diálogo com a Igreja e que a CUT, a Fetraf, a Fetaema, os trabalhadores rurais, todos são contra’, disse Dutra.

‘O vice-governador (Washington Luiz/PT) já conseguiu seu objetivo, que era ter um mandato sem voto. O que ele queria já conseguiu. Se a governadora adoecer, ou renunciar ou, ainda, concorrer a outro cargo, ele assume’. Domingos Dutra justificou o porquê dessa sua sugestão, lembrando que as eleições de 2010 foram traumáticas para o PT do Maranhão.

‘Nós vencemos o Encontro Estadual do partido, por dois votos, numa votação aberta, nominal, filmada, fotografada, testemunhada pelo Diretório Nacional, para apoiar o deputado Flávio Dino, do PCdoB, partido aliado do PT desde 1989, na primeira eleição presidencial. Ocorre que o presidente do Senado constrangeu e pressionou o presidente Lula, que influenciou o Diretório Nacional a intervir na decisão, fazendo com que o PT do Maranhão se coligasse com a atual governadora’.

Dutra lembrou que por conta da decisão do Diretório Nacional ele e o líder camponês Manoel da Conceição fizeram greve de fome durante dez dias no plenário desta Câmara. Depois de dez dias foi feito um acordo com a Direção Nacional do PT que permitiu que Domingos Dutra e outros petistas fizessem campanha para Flávio Dino.

O deputado informou, ainda, que naquela época, a governadora Roseana ‘prometeu o céu’ para os petistas que lhe aderiram. ‘Passados dois anos dessa infeliz aliança, o PT do Maranhão, ligado ao Governo do Estado está desmoralizado’, denunciou o parlamentar. Segundo ele, as secretárias de Educação e a de Assistência Social que foram dadas ao partido, foram tomadas, e o vice-governador está desmoralizado. ‘A última da governadora foi essa sua posição com relação à greve dos policiais.

Blog: Por que Dutra não fala a verdades sobre o uso dos agricultores pelos sindicados disputados a tapa por seus aliados? Seria porque é um poço de ganhar dinheiro? Ele deveria dizer que são os Sindicados dos Agricultores Rurais, que junto com a Fetaema recebem milhões do INCRA, da Funasa e do MEC, através da UFMA, para manter escolas nos assentamentos… Os agricultores não vêem nem a cor dessa dinheirama, mas são cooptados por um simples negócio escroto, são os Sindicados que afirmam o trabalho do agricultor para que ele possa se aposentar… Quanta covardia!!! Seja honesto consigo mesmo Dutra e deixe de politicalhas hipócritas… Esse seu lado de bom moço não cola… Que papo de Manoel da Conceição… Tu usaste o tal Manoel, que viveu nababescamente no exterior, por irresponsabilidade… A intenção era que o pobre morresse no plenário da Câmara e atingisse o PT e o presidente Lula… Caso tivesse toda essa desenvoltura ao “esquerdismo”, jamais aceitaria que a tua mulher fosse filiada num partido neoliberal… 

Abaixo a resposta do vice-governador Washington Oliveira

O PT que olha para frente

1. Desde que o PT do Maranhão decidiu pela aliança com o PMDB, numa estratégia que contou o apoio da Direção Nacional do partido, do ex-presidente Lula e da atual presidenta Dilma Rousseff, temos vivido uma lamentável crise interna que é pública e notória.

2. Fui eleito vice-governador, junto com a governadora Roseana Sarney, com o objetivo de colocar toda a minha experiência e prática de militante de esquerda à disposição de um governo eleito pelo voto popular.

3. Nunca tive e não tenho a intenção de trabalhar isoladamente, pelo contrário, tenho a consciência de que necessito do meu partido, o PT, assim como o apoio dos movimentos sociais para ajudar na superação das mazelas socioeconômicas do nosso estado que, diga-se de passagem, são mazelas historicamente enfrentadas por todos os estados do Nordeste.

4. Não fui eleito vice-governador para conspirar contra a governadora Roseana Sarney ou contra o governo o qual o PT integra. Não é de o meu perfil político montar estruturas paralelas de poder para constranger a chefe do poder executivo, como fez, por exemplo, o então vice-prefeito de São Luis, Domingos Dutra, que em menos de dois anos de aliança com o PDT, do saudoso Jackson Lago, iniciou uma jornada desesperada para inviabilizar politicamente o ex-prefeito da capital.

5.Por falta de conhecimento ou má fé, o deputado afirma que o Governo do Maranhão não dialoga com os movimentos sociais, com a Igreja etc. Isso não é verdade!

6. A governadora Roseana Sarney tem confiado a mim as principais agendas sociais do seu governo. Estamos trabalhando na implantação, por exemplo, do programa Maranhão Sem Miséria, do Água para Todos, das ODM (Objetivos de Desenvolvimento do Milênio), sem falar nas constantes reuniões de trabalho com os quilombolas, indígenas, sindicalistas, sem-terras, Comissão de Erradicação ao Trabalho Escravo (Coetrae), entre muitos outros setores organizados da sociedade.

7. São várias entidades dos movimentos sociais e lideranças populares que procuram o governo através do Vice-Governadoria. Todos confiam na nossa relação histórica com os movimentos sociais e sabem que não medimos esforços para manter um relacionamento respeitoso com todas as organizações da sociedade civil que desejam interlocução com o governo Roseana Sarney. Foi assim durante a greve dos professores e mais recentemente na greve dos policiais e bombeiros militares.

8. Não vemos quaisquer motivos para o PT deixar o atual governo, até porque a governadora e seu grupo político têm sido aliados leais à presidenta Dilma, que tem avançado ainda mais nas políticas sociais do país iniciadas pelo presidente Lula.

9. Os discursos incendiários do deputado Domingos Dutra não contribuem em nada para fazer as mudanças que o Maranhão precisa. Faz parte da história e do comportamento do parlamentar apostar no “quanto pior melhor”. Esse é o seu princípio político.

10. Ao contrário do pessimismo do deputado Domingos Dutra, estou trabalhando intensamente, enquanto vice-governador e dirigente do PT, para repactuar o partido no nosso estado.

11. Tenho conversado com companheiros de todas as correntes políticas do PT. São petistas que não desejam mais viver no passado, que não querem ver o PT destruído pelo canibalismo interno, coisa que só interessa aos propósitos políticos e eleitorais do deputado Dutra.

12. Vamos seguir firme no nosso ideal de ajudar a transformar o Maranhão. Estamos num governo de coalizão e temos a consciência das contradições que existem nesse processo. Apostamos numa aliança que é chancelada, repito, pela Direção Nacional do PT, pelo ex-presidente Lula e pela presidenta Dilma, e continuaremos nela até onde percebermos que é possível continuar.

13. Finalmente, conclamo todos os petistas para unirmos força na necessária e urgente repactuação do PT no Maranhão. Repactuar o partido não é somente um desejo do vice-governador, mas de todos os companheiros que não agüentam mais ficar presos aos discursos raivosos, de ódio e de ressentimentos. É hora de olhar para frente. 02, de dezembro de 2011 Washington Luiz Oliveira,Vice-governador do Maranhão.

Washington Luiz Oliveira

Vice-governador do Maranhão

  Publicado em: Governo

6 Responses to Afinal, por que o JP não usou da imparcialidade tanto alardeada por opositores?

  1. AMÉRICO VESPERSIANO JR disse:

    VALE DIVULGAR QUEM ESTA TRABALHANDO PARA O POVO…
    O prefeito João Castelo entrega, no final da tarde de hoje, a obra de modernização da iluminação pública da Avenida dos Holandeses, que compreende o trecho da rotatória da Daniel De La Touche com a Holandeses até o limite do município de São José de Ribamar, no Araçagy.

    No trecho, a prefeitura substituiu a iluminação bilateral (considerada deficitária) por iluminação nova no canteiro central, utilizando luminárias eficientes e de alta tecnologia, o que proporcionará uniformidade na iluminação e melhor qualidade luminosa. Foram instaladas 170 luminárias com lâmpadas e reatores de 400 watts a vapor de sódio. Ao todo, são 170 braços decorativos e ornamentais, quatro circuitos exclusivos, 99 postes de concreto cônico de 15 metros de altura.

  2. AMÉRICO VESPERSIANO JR disse:

    tem alguma coisa errada na administração estadual!!
    Como é que pode o governo estadual pagar 2.500 reais para incontáveis analfabetos e despreparados policiais [não generalizando, é claro] enquanto inúmeros outros servidores do estado, a nível de 3º grau, ganham salários ridículos e injustos????????????
    O restante dos funcionários do estado está indignado com a falta de aumento.
    Dizem que como o serviço adiministrativo, no mais das vezes, não é tão essencial, os funcionários não teriam força para uma greve, entretando o doce da governadora virá nas urnas…
    Vamos acompanhar e pagar pra vê.

  3. Nonato Chocolate disse:

    Penso ser extremamente coerente a nota do companheiro vice-Governador Washington Luis.”…Finalmente, conclamo todos os petistas para unirmos força na necessária e urgente repactuação do PT no Maranhão. Repactuar o partido não é somente um desejo do vice-governador, mas de todos os companheiros que não agüentam mais ficar presos aos discursos raivosos, de ódio e de ressentimentos. É hora de olhar para frente…”
    Faço das suas palavras,as minhas;precisamos fazer do Pt um partido com P Maíusculo.Onde não haja espaço para futricas e conspirações que visem enfraquecer ainda mais nossa militancia!

Deixe uma resposta

Contatos

hostiliocaio@hotmail.com

Assine o Blog

By signing up, you agree to our Terms of Service and Privacy Policy.

Publicidade

Busca no Blog