O debate nas eleições de 2012 vai ser pautado na corrupção…

Publicado em   05/nov/2011
por  Caio Hostilio

Os marqueteiros de plantão que comecem a estudar fórmulas mirabolantes para defender seu cliente e outras para atacar seus opositores. O tema nas eleições de 2012 vai ser todo sobre as falcatruas, ilicitudes, corrupções e desvio de conduta dos candidatos.

Nas eleições de 2012 não caberá fazer propostas mirabolantes. O povo está vacinado com essa estratégia macabra de enganação, principalmente com a história de campanha propositiva, coisa que morre nos palanques, não seguindo para os compromissos de gestão.

Outro fator que não caberá é a falsa moralidade e ética, quando todos sabem que os partidos políticos brasileiros são iguais em tudo, principalmente quando o assunto e desvio de dinheiro público, nepotismo, acomodar companheiros de partido e a luta pelo poder. O povo que se dane!!!

Diante dos últimos acontecimentos, os eleitores querem ver um debate franco entre os concorrentes, no que tange quem é mais corrupto que o outro; quem é mais metido a santo, quando na verdade não passa de um gatuno; mensurar suas últimas ações, mais precisamente na aplicabilidade dos recursos destinados.

Vale ressaltar que o Brasil vive nos dias de hoje um momento em que pela primeira vez na história consegue casar em sua agenda o desenvolvimento econômico, social e democrático. No entanto, este desenvolvimento só poderá apresentar um futuro melhor para o país se antes ajustar suas contas com a impunidade e a corrupção. O povo cobra por isso.

A população brasileira já tem a consciência de que a corrupção é uma das mais dramáticas mazelas que assola o Brasil e que o combustível é a impunidade. Não vendo solução, o eleitor quer ver esse debate entre os candidatos e, assim, poder mensurar quem é o menos corrupto.

O incontável escândalo, dos últimos anos, constitui a corrupção como tema de fundamental importância a ser debatido no cenário eleitoral de 2012. Faz-se presente em qualquer instância do poder, como um polvo de tentáculos avassaladores, e parece contaminar a administração pública e privada de forma indiscriminada.

Observa-se que a corrupção está inserida em todos os segmentos sociais, econômicos e políticos do Brasil. É certo afirmar que a corrupção faz parte da vida política nacional desde o momento da Proclamação da República, ou seja, ela é fruto da cultura portuguesa e foi evoluindo.

Não conseguimos construir uma cultura republicana na qual as coisas públicas pertençam, de fato, à população. A Primeira República se constitui a partir de uma aliança entre as elites do café, que dominavam a vida pública nacional. A busca da cidadania foi feita por meio de rebeliões que resultaram numa profunda repressão aos movimentos populares. Quando o Brasil ingressa no mundo moderno a partir de 1930, o próprio processo eleitoral é suprimido. As mudanças por que o Brasil passa são estatais. O governo é seguidamente acusado de corrupção, e, ao mesmo tempo, acusa seus opositores de corruptos. A partir da redemocratização, em 1946, as disputas eleitorais são permanentemente marcadas por acusações recíprocas de corrupção, como o exemplo de Jânio Quadros, eleito com o símbolo da vassoura, e Adhemar de Barros, outro político de São Paulo, afirmando que rouba, mas faz.

Assim será em 2012. Não tenham dúvidas, pois o povo sabe que todos estão amarrados numa mesma estaca.

Vale dizer, dizer, ainda, que a corrupção faz parte do DNA dos seres humanos… Ela é globalizada e afeta não só os problemas como também a solução: as novas realidades globais favorecem a corrupção, e também servem, de outras maneiras, para desmascará-las e coibi-las

Portanto, vale ressaltar que a corrupção está inserida em todos os Estados modernos e que o Brasil não foge a regra.

  Publicado em: Governo

2 comentários para O debate nas eleições de 2012 vai ser pautado na corrupção…

  1. SILMAR BRAGA disse:

    Matéria bem bacana! Abre novas reflexões.

    De fato há uma escassez de políticos honestos em nosso país, mais, que nunca, é preciso acompanhar e avalia bem, em quem votamos nas ultimas eleições, e a quem deveremos confiar nosso voto nas próximas.

Deixe uma resposta

Contatos

hostiliocaio@hotmail.com

Rede Brasil ST

Busca no Blog

Arquivos