Poxa!!! Para os politiqueiros hipócritas e seus miquinhos amestrados, que querem o Maranhão como terra arrasada, essa Refinaria é um tiro no pé!!!

Publicado em   08/out/2011
por  Caio Hostilio

As obras de instalação da Refinaria Premim I, no município de Bacabeira, foram vistoriadas, nesta sexta-feira (7), pelo ministro de Minas e Energia, Edison Lobão; pela governadora Roseana Sarney; e pelo diretor de Abastecimento da Petrobras, Paulo Roberto Costa. Durante a visita, o ministro e o diretor da Petrobras afirmaram que a obra está seguindo o cronograma previsto e que os recursos para sua conclusão já estão alocados dentro da empresa. Nesta etapa da obra, operários e máquinas trabalham nos serviços de terraplenagem.

A governadora Roseana Sarney afirmou que ela é uma das mais atentas fiscais da obra. “Estou acompanhando os avanços dos trabalhos. Só temos a agradecer ao ministro, ao ex-presidente Lula e à presidente Dilma Rousseff por essa grande obra que vai ser um marco na economia do Estado”, destacou. “Hoje, enquanto o mundo inteiro passa por crise, é uma dádiva termos o Maranhão com uma carteira de investimento de R$ 100 bilhões e a nossa expectativa, para este ano, é que o Maranhão seja o estado que mais cresceu do Brasil. Deveremos bater 10% de crescimento”, ressaltou a governadora.

O ministro Edison Lobão declarou que a visita serve para mostrar que a obra da refinaria nunca parou. “Eu quis fazer essa reunião hoje, aqui, com a imprensa, os deputados, os empresários e as universidades para demonstrar que a obra está em franco andamento, não será paralisada e que será o maior benefício que o estado do Maranhão recebeu em toda a sua história”, disse Edison Lobão. “Precisamos por fim na dúvida sobre a realização desse empreendimento. Estamos com dois turnos de trabalho e, se for necessário, teremos um terceiro turno”, completou Lobão.

O ministro do Turismo, Gastão Vieira; o senador Lobão Filho; o presidente da Assembleia Legislativa, Arnaldo Melo; o vice-governador, Washington Luiz Oliveira; o diretor da Agência Nacional do Petróleo, Alan Kardec; o reitor da Universidade Federal do Maranhão, Natalino Salgado; deputados estaduais; prefeitos dos municípios que ficam no entorno da refinaria; e empresários também acompanharam a visita.

Maior do Brasil

Com capacidade para processar 600 mil barris por dia a Premium I será a maior refinaria do Brasil e a quinta do mundo. O empreendimento entrará em operação em duas fases, ambas com capacidade para processar 300 mil barris por dia. A primeira etapa está prevista para ser concluída em 2016 e a segunda, em 2019.

A governadora Roseana reafirmou que uma das grandes preocupações do governo é garantir que as vagas de emprego que estão sendo abertas pelo empreendimento sejam preenchidas pelos trabalhadores maranhenses. “Neste momento, dos 3.423 trabalhadores contratados, 70% são maranhenses. Temos que preparar cada vez mais os nossos jovens para que eles estejam prontos para assumir as novas vagas e também os empresários, prestadores de serviços para que possam trabalhar nesta refinaria”, destacou.

Durante a obra serão empregados em torno de R$ 40 bilhões. Durante a fase de construção devem ser gerados 132 mil postos de trabalho, diretos, indiretos e por efeito renda. Na fase de obras civis, previstas para serem realizadas entre 2010 e 2016, serão mobilizadas cerca de  15 mil pessoas. Para a operação da refinaria, o efetivo estimado é de aproximadamente 1.500 trabalhadores.

Etapa da obra

A área da Premium I é de 20 quilômetros quadrados, o equivalente a 2.800 campos de futebol. Durante a visita, o ministro, a governadora, e demais autoridades assistiram a uma apresentação sobre o empreendimento feita pelo diretor geral do Refinaria, Fernando Martinez, e pelo gerente-geral de Engenharia da Petrobras, Sandoval Dias Aragão.

Na apresentação, foram mostradas todas as fases da obra e quais as próximas etapas a serem realizadas. Já foram concluídas, segundo Martinez, 17% da terraplenagem, a previsão é de que essa etapa da obra termine em dezembro de 2012. “Esse é um trabalho que tem que ser feito com toda a atenção, pois o terreno vai receber equipamentos que pesam mais de mil toneladas e taques com 100 mil toneladas”, contou.

Após a apresentação e a fala das autoridades todos seguiram em ônibus até o local onde está sendo feita a terraplenagem, uma área de 10 quilômetros quadrados. O diretor da Área de Abastecimento da Petrobras, Paulo Roberto Costa, disse que no segundo semestre de 2012 deve ser dado início as obras civis da refinaria.

Parceria

Ele destacou que o apoio do governo tem sido importante para a implantação do empreendimento do estado. “Essa obra é uma parceria de muitas mãos. Temos a parceria da governadora Roseana Sarney e do governo federal e também com o prefeito do município. Para fazer uma obra dessa envergadura é necessária uma parceria de muitas mãos com essa intenção, pois só dessa maneira conseguimos vencer os desafios”, ressaltou. O terreno onde está sendo construída a refinaria foi doado pelo governo, que também fez a desapropriação das famílias que viviam na área.

Ao final de seu pronunciamento, Paulo Roberto Costa reforçou a garantia do ministro de que a refinaria será construída sem interrupções. “Quando a Petrobras diz que vai fazer, ela faz e, em breve, estaremos inaugurando esse grande investimento para o Maranhão e para o Brasil”.

Fotos/Handson Chagas

  Publicado em: Governo

16 Responses to Poxa!!! Para os politiqueiros hipócritas e seus miquinhos amestrados, que querem o Maranhão como terra arrasada, essa Refinaria é um tiro no pé!!!

  1. luis disse:

    Além de atentar para a objetividade das propostas é necessário tomar cuidado com propostas estapafúrdias que surgem nessas épocas, tais propostas até podem encher os olhos de alguns incautos mas, as pessoas mais esclarecidas devem ficar atentas. Afinal quem ainda se recorda das as eleições municipais de 2000, quando o agora secretário Ricardo Murad, prometeu construir uma ponte ligando São luis à Alcântara, uma obra maior que a ponte Rio-Niterói , tudo isso em época de eleição por menos factível que seja encontra eco nos eleitores menos preparados intelectualmente.

    • Caio Hostilio disse:

      Luis esse teu papo é tipico de um miquinho amestrado que não quer ver o avanço do Maranhão… Procure um tratamento urgente… Camarada, Ricardo não disse para Alcantara e sim para o Cujupe… Se você entendesse um mínimo de logistica já teria visto que se isso fosse colocado em prática, o Brasil já teria economizado milhões e milhões, pois assim estaria economizando bastante em custos fixos e variáveis: manutenção de estradas, transporte mais barato etc. visto que diminuiria a ligação, entre São Luís e Belém em quase 400 KM… Podendo cobrar pedágio, como a Ponte Rio/Niteroi, que somente em pedágio e demais economias logisticas já tinham dinheiro para construir 30 pontes iguais aquela e olha que aprofundidade ali bem no meio da Baia de Guanabara chega de 70 a 80 metros… Portanto, não fique achando que com esses argumentos dentro do senso comum, você vai convencer alguém… Procure estudar mais sobre logística, que é o fator mais importante para quem quer entrar de fato no mercado internacional….

  2. luis disse:

    Caio infelizmente o seu entendimento econômico é muito parecido com o de alguns políticos locais que enxergam as grandes obras como fator de desenvolvimento.Hoje em dia a noção de desenvolvimento econômico passa principalmente pela chamada endogenização no desenvolvimento econômico, que prioriza pela dinamização e fomento de pequenos empreendimentos de acordo com a vocação local. A muito tempo descobriu-se que os pequenos empreendimentos geram mais receitas e, também mais empregos, essa mentalidade de grandes obras só é bom para embasbacar ainda mais eleitores embasbacados. Grandes empreendimentos como Vale do Rio Doce, Alumar servem apenas como escoadores de riquezas em estado bruto, sem agregar valor sem que gerar mais empregos, pagando poucos impostos, talvez você precise estudar um pouco sobre desenvolvimento regional.
    PS: experimente dar uma lidinha em Joseph Aloi Shumpeter, em sua obra Teoria do Desenvolvimento Econômico, apesar da obra ter sido publicada a mais de 60 anos ainda dar muitas lições em pessoas com aquela mentalidade exportadora de matéria-prima proto-colonial

    • Caio Hostilio disse:

      Deixa de falar bobagem!!! Para ganhar o mercado mundial um pais não pode se restringir a pequenas empresas. A China já é a segunda economia do mundo pelas emprensas fundo de quintal? Não!!! É exatamente ao contrário, pois passaram a investir nas grandes empresas, que passaram a dominar o consumo mundial…. Hoje, quais são as marcas dos aparelhos telefonicos celulares? Quais as marcas de veículos que vem dominando o mundo inteiro? Quais os aparelhos eletronicos que vem dominando completamente o mercado internacional? Quais as marcas de motos que dominam o comercio em todos os países? Exatamente as indústrias orientais e você vem com esse papo de um comunismo ultrapassadíssimo? Que papo de desenvolvimento regional camarada, você precisa ler mais sobre tudo que leva a um desenvolvimento real e a geração de emprego e renda… Chegado, são exatamente ao contrário de tudo que você está colocando (coisa de uma linha de pesamento que destruiu os países da cortina ferro)… É preciso um governo possuir atrativos para estimular a vida de grandes investimentos, que vem acompanhado dos que lhe dará condições de produção… É preicso uma excelente logistica… Acorda!!!! Você como administrador levaria rapidamente qualquer investimento falir….

  3. luis disse:

    A China não é economia de mercado rapaz é capitalismo estatal. As empresas que estão na China mudaram para lá para sobreviver a pirataria e a mão-de-obra semi escrava que vigora naquele país, lá o Estado é o grande catalizador e direcionador da economia, por outro lado as empresas chinesas agregam valor aos seus produtos, compram minerais e alimentos do Brasil por exemplo, processam e lucra muito com isso seu Chipanzé. Voltando para nossa realidade esses grandes empreendimentos não ajudaram a mudar a realidade local, sabe por quê ? não se formou um mercado consumidor interno crescente com empresas privadas grandes, médias e pequenas que empregam e geram renda, as grandes empresas privadas que vem para cá as vezes ainda são chantageadas a conceder participação para políticos caso contrario não podem se instalar veja o caso da Soya. Na China apesar do regime político o estado chinês fomenta, em nosso Maranhão o estado serve para fomentar o interesse de poucos. um bom modelo de desenvolvimento é aquele em cria-se um círculo vicioso positivo que envolva todas as esferas produtivas, que não venda sua matéria-prima antes de agregar-lhe valor. vai estudar rapaz

    • Caio Hostilio disse:

      A tua estupidez e falta de conhecimento total em administração e sua evolução não merece qualquer tipo de resposta…. Você é um miquinho amestrado e muitooooooooo burro para debater as evoluções de mercado mundial…. Tua visão é de vendedor de banana, para os miquinhos amestrados dos politiqueiros hipocritas….

    • Caio Hostilio disse:

      Tua visão de miquinho amestrado confunde tudo… acho que nem uma banca de vender banana não te queria… Acho que a tua mente e tua linha de pensamento é de uma galinha, pois um miquinho, mesmo sendo amestrado, não é tão idiota e imbecil….

  4. luis disse:

    obrigado pela censura

    • Caio Hostilio disse:

      Aqui não tem censura alguma… Agora aceitar que você use um espaço pago por mim para me atacar e os outros… Esquece!!! Seria a mesma coisa de eu entrar em sua casa para te xingar… Pra cima de muá não cola esse teu papo de censura.

  5. Vashti Age disse:

    Thanks for taking the time to share this, I feel strongly about it and love reading more on this topic. If possible, as you gain knowledge, would you mind updating your blog with more information? It is extremely helpful for me.

  6. Marine Dorais disse:

    I know this is really boring and you are skipping to the next comment, but I just wanted to throw you a big thanks – you cleared up some things for me!

  7. tattoos disse:

    Hey how are you doing? I just wanted to stop by and say that it’s been a pleasure reading your blog. I have bookmarked your website so that I can come back & read more in the future as well. plz do keep up the quality writing

  8. Hiya, this is a very informative blog. Although i don’t understand everything of what your saying, i still enjoyed reading it. Hopefully you will write something more on this subject in the future?

  9. numeriser hi8 disse:

    I’ve learn a few excellent stuff here. Certainly worth bookmarking for revisiting. I surprise how a lot effort you place to create this type of excellent informative website.

  10. Wonderful page along with very easy for you to figure out justification. Exactly how can My spouse and i attempt receiving concur for you to submit element in the document inside my future news letter? Getting suitable credit history to you personally your journalist along with backlink on the blog won’t certainly be a trouble.

Deixe uma resposta

Contatos

hostiliocaio@hotmail.com

Assine o Blog

By signing up, you agree to our Terms of Service and Privacy Policy.

Publicidade

Busca no Blog