Os 10 Estados onde mais se roubam bancos… O Maranhão, para desespero dos que pensam viver numa terra arrasada, não está entre os dez… Também em outras modalidades criminais!!!

Publicado em   07/out/2011
por  Caio Hostilio

A 1ª Pesquisa Nacional de Ataques a Bancos, elaborada pela Confederação Nacional dos Vigilantes (CNTV) e Confederação Nacional dos Trabalhadores do Ramo Financeiro (Contraf-CUT), revela 838 ataques a bancos no primeiro semestre de 2011, uma média de 4,63 ocorrências por dia. Desses casos, 301 foram assaltos (inclusive com sequestro de bancários e vigilantes), consumados ou não, e 537 arrombamentos de agências, postos de atendimento e caixas eletrônicos (incluindo o uso de dinamites e maçaricos).
São Paulo é o estado que lidera o ranking, com 283 casos. Em segundo lugar aparece a Bahia, com 61, em terceiro o Paraná, com 56, em quarto a Paraíba, com 54, e em quinto o Mato Grosso, com 48. O estado com o menor número de ataques é Roraima, com 2. Já Amazonas foi o único estado que não apresentou nenhum registro.

Os números foram apurados com base em notícias publicadas pela imprensa, consulta aos dados disponibilizados por algumas secretarias estaduais de segurança pública e informações de sindicatos e federações de bancários e vigilantes de todo país.

O levantamento foi coordenado pelo Sindicato dos Vigilantes de Curitiba e Região, com o apoio da Federação dos Trabalhadores em Empresas de Crédito do Paraná (Fetec-CUT/PR) e do Sindicato dos Bancários de Curitiba e Região. O número de casos pode ser ainda maior devido à dificuldade de encontrar informações em alguns estados e pelo fato de nem todas as ocorrências serem divulgadas pela imprensa.

Os dez estados onde acontecem mais assaltos a banco:

1. São Paulo – 211 casos 
2. Mato Grosso – 136 casos
3. Rio Grande do Sul – 105 casos
4. Pernambuco – 81 casos
5. Bahia – 76 casos
6. Espírito Santo – 68 casos
7. Paraíba – 65 casos
8. Rio de Janeiro – 55 casos
9. Paraná – 52 casos
10. Ceará – 44 casos

Posição dos demais:

11. Minas Gerais – 34 casos
12. Rio Grande do Norte – 30 casos
13. Pará – 27 casos
14. Maranhão – 23 casos 
15. Alagoas – 21 casos
16. Goiás – 17 casos
16. Santa Catarina – 17 casos
17. Mato Grosso do Sul – 13 casos 
18. Piauí – 11 casos
19. Tocantins – 08 casos
20. Rondônia – 07 casos
20. Amazonas – 07 casos
20. Sergipe – 07 casos
21. Acre – 06 casos
21. Amapá – 06 casos
22. Roraima – 02 casos
23. Distrito Federal – 01 caso

Agora, os 10 Estados mais violentos do Brasil.

1º. Alagoas: 66,2 homicídios por 100 mil habitantes
2º. Espírito Santo: 56,6
3º. Pernambuco: 51,6
4º. Rio de Janeiro: 45,1
5º. Bahia: 32,8
6º. Rondônia: 30,3
7º. Distrito Federal: 28
8º. Paraná: 27,1
9º. Sergipe: 26,9
10º. Mato Grosso do Sul: 25,2

As dez capitais mais violentas do Brasil

1º Maceió 97,4

2º Recife 87,5

3º Vitória 75,4

4º João Pessoa 56,6

5º Porto Velho 51,3

6º Belo Horizonte 49,5

7º Salvador 49,3

8º Porto Alegre 47,3

9º Curitiba 45,5

10º Fortaleza 40,3

Também, nenhum município maranhense figura entre os 10 mais violentos do Brasil….

1º. Juruena – MT: 139 Taxa média de homicídio [em 100 mil] da população total
2º. Nova Tebas – PR: 132
3º. Tailândia – PA: 128,4
4º. Guaíra – PR: 106,6
5º. Coronel Sapucaia – MS: 103,6
6º. Viana – ES: 99
7º. Tunas do Paraná – PR: 99
8º. Maceió – AL: 97,4
9º. Arapiraca – AL: 96,7
10º. Linhares – ES: 96,3

Deve ser um sofrimento para os que gostam de alardear que vivem numa terra arrasada, não ver o Maranhão fazendo parte e nem tampouco no topo do ranking.

  Publicado em: Governo

14 Responses to Os 10 Estados onde mais se roubam bancos… O Maranhão, para desespero dos que pensam viver numa terra arrasada, não está entre os dez… Também em outras modalidades criminais!!!

  1. NILDO MORAES REGO disse:

    PARA SEU DESESPERO, VC NÃO POSTA QUAL O ESTADO DE MENOR PER CAPITA, IDH, INDÍCES DE INSEGURANÇA, EDUCAÇÃO DEFAZADA…ONDE TEM UMA FAMÍLIA UMAS DA S RICAS DO BRASIL OU MUNDO…POIS ROSEANA DIZIA QUE PODERIAMOS DURMIR DE PORTA ABERTA…DUVIDO SE ELA ANDA SEM SEGURANÇAS…COLOCA AÍ SOBRE AS NOTAS DO ENEM DO ESTADO DO MARANHÃO…VC FICOU DESMIOLADO, QUE DEPOIS QUE MAIS 100 MIL PESSOAS EVACIONARAM O CORRUPTO SARNEY…QUEM DIGA OS DETONAUTAS E DINHO…VC TEM KE DEFENDER MSM, DEPENDE. FALA SOBRE A REPORTAGEM DA RECORD NAS CADEIAS DO ESTADO MARANHÃO…PELO VISTO ESSE POST, SÓ SERVE PARA VER SE SEUS PATRÕES LHE DÊ AUMENTO…MAIS SIM DE TRABALHO.

    • Caio Hostilio disse:

      O teu sonho de terra arrasada e coisa dos miquinhos amestrados dos politiqueiros hipocritas… Esse papo de frango não cola!!!

  2. emanuel disse:

    você apresentou dois rankings. Ambos estão na pesquisa sobre bancos?

    você se apercebe que a metodologia indicada torna estes dados pouco sólidos para um entendimento da questão?

    Você diz que a pesquisa se atém exclusivamente ao noticiário, o impresso, imagino. Isto fragiliza os resultados.

    De início, valeria a pena saber quais os jornais que foram efetivamente pesquisados.

    Ademais, fica a impressão que resolveríamos nossa violência, esta dos bancos, não noticiando assaltos, tentativas de assaltos, etc.

    • Caio Hostilio disse:

      Todos os jornais brasileiros, além de pesquisas em sindicados de segurança e muito resultados de pesquisas científicas do IBGE, ontem mesmo o Jornal da Globo citou os indices…. Procure pesquisar.

      • emanuel disse:

        Meu caro,

        o que eu disse acima é algo que consta da apresentação de uma das entidades promotoras da pesquisa, e é o seguinte:

        “O número de casos pode ser ainda maior devido à dificuldade de encontrar informações em alguns estados e pelo fato de nem todas as ocorrências serem divulgadas pela imprensa.”

        isto está no endereço da contraftcut:
        http://www.contrafcut.org.br/noticias.asp?CodNoticia=27185

        A ressalva acima nos põe diante de uma incerteza, por isso deveríamos assumir que um acesso qualitativamente linear às fontes da pesquisa poderia alterar aquele ranking.

        Ou seja, a tabela disponibilizada seria lida de maneira mais honesta se acompanhada da relação dos estados onde as informações foram mais facilmente acessadas e onde houveram “problemas”.

        Mais ainda, dificilmente se faz levantamento “em todos os jornais brasileiros”. Escolhe-se apenas alguns, em geral das capitais.

        Sabendo que certos jornais tem uma, digamos, editoria (que às vezes parece mais uma falta de) mais afinada com a temática da violência, então podemos acrescentar mais esta ressalva.

        PS 1:
        A contrafcult, no mesmo endereço indica a metodologia da pesquisa:
        “Os números foram apurados com base em notícias publicadas pela imprensa, consulta aos dados disponibilizados por algumas secretarias estaduais de segurança pública e informações de sindicatos e federações de bancários e vigilantes de todo país.”

        e indica também a autoria/coordenação da pesquisa:
        “O levantamento foi coordenado pelo Sindicato dos Vigilantes de Curitiba e Região, com o apoio da Federação dos Trabalhadores em Empresas de Crédito do Paraná (Fetec-CUT/PR) e do Sindicato dos Bancários de Curitiba e Região”

        PS 2 isso nada tem a ver com uma tara masoquista, mas apenas com uma tentativa de fazer uma leitura criteriosa.

        • Caio Hostilio disse:

          Os indices não só baseandos nos parametros que você quer fazer crer… foram critérios científicos, pois buscaram informações criteriosas para tal e foi divulgado em todo o país. O problema é que você não aceita que o Maranhão não seja a terra arrasada que querem… Caso fosse algo meramente dentro do senso comum, os maiores institutos cientíificos, jornais e a TV Globo não teriam divulgado.

  3. emanuel disse:

    Acho interessante este tema da crença. Mas não é dele que estou tratando.

    Te propus uma questão, o significado daquelas informações em função da metodologia que os pariu. Questão elementar, aliás.
    Você então pediu que eu me informasse mais.

    Eu o fiz e te indiquei que a entidade promotora da pesquisa faz o mesmo alerta que eu, ou seja devemos ler a pesquisa com as ressalvas impostas pela metodologia.
    Os promotores da pesquisa explicitam quem fez, como fez e os problemas havidos.

    Ninguém falou que o levantamento feito não tem critério.

    É chato ficar repetindo isso, mas estou dizendo o que foi dito pelo promotor da pesquisa. Que o levantamento tem falhas na base de dados. E isto deve ser considerado no uso que se fizer das informações.

    Embora seja possível alimentar crenças em função desta constatação, dela não se segue nem que o maranhão é “terra arrasada”, nem tampouco que o maranhão seria mais ou menos violento no quesito em questão, assalto e arrombamento de bancos.

    Não me parece que a coisa toda seja um “trabalho científico”. Parece mais um levantamento. Semelhante ao feito pela CPT sobre violência no campo, igualmente repercutido na imprensa nacional.

  4. FrenchRobin30 disse:

    Wonderful feelings fill me when I try to write academic essay papers. I don’t understand guys who buy a Personal Essay. It is such a joy to accomplish term papers by yourself.

  5. Lupita Marian disse:

    Couldn’t be written any better. Reading this post reminds me of my old room mate! He always kept talking about this. I will forward this article to him. Pretty sure he will have a good read. Thanks for sharing!

  6. I simply want to mention I am just all new to blogs and definitely enjoyed this web-site. Almost certainly I’m going to bookmark your blog post . You amazingly come with fabulous articles. Thanks for sharing with us your website.

  7. Rubi Lokan disse:

    I didn’t understand the concluding part of your article, could you please explain it more?

  8. I simply want to say I am all new to blogs and certainly enjoyed you’re website. Almost certainly I’m likely to bookmark your blog post . You really come with tremendous stories. Thanks a bunch for sharing your blog site.

  9. I just want to tell you that I’m beginner to weblog and absolutely enjoyed your web-site. Almost certainly I’m likely to bookmark your site . You certainly come with perfect stories. Bless you for revealing your web site.

Deixe uma resposta

Contatos

hostiliocaio@hotmail.com

Assine o Blog

By signing up, you agree to our Terms of Service and Privacy Policy.

Publicidade

Busca no Blog