Caiu por terra mais uma armação criada nos porões contra os Sarneys

Publicado em   17/set/2011
por  Caio Hostilio

Os jornalões paulistas, os opositores maranhenses, sejam políticos ou jurídicos, os seguidores de José Serra, principalmente aqueles que passaram no concurso da Política Federal na época do governo FHC, não sossegam em perseguir a família Sarney.

A coisa já virou pessoal e não na busca de algo que possa comprovar ilicitudes ou irregularidades. Primeiro se cria o factóides nos jornalões, depois entra alguma operação da PF de repente, além do uso do jurídico para possibilitar o desfecho da trama.

Agora, o STJ jogou por terra a operação Boi Barrica – nome dado para criar constrangimento num grupo folclórico que tem a admiração dos Sarneys -, que depois mudaram para operação Faktor, cujo objetivo foi a investigação do empresário Fernando Sarney e outros membros da família do presidente do Senado, José Sarney (PMDB-AP). Segundo o STJ, as escutas telefônicas que faziam parte das provas da investigação foram obtidas ilegalmente. A operação começou em fevereiro de 2007, devido à uma movimentação suspeita de R$ 2 milhões na conta de Fernando Sarney e de sua mulher, Teresa Murad Sarney.

O STJ anulou, por unanimidade, todas as provas obtidas pela operação da Polícia Federal. A decisão da 6ª Turma do STJ leva as investigações à estaca zero. Escutas telefônicas, extratos bancários e documentos fiscais obtidos pela PF não poderão ser usados para processar ninguém, de acordo com a decisão. Os ministros do STJ entenderam que os grampos que originaram as quebras de sigilo foram ilegais.

Agora, o STJ entendeu que houve “carência de fundamentação” na decisão que autorizou as escutas. De acordo com os ministros, o grampo telefônico deve ser uma “exceção” e só pode ser autorizado depois de os investigadores esgotarem os demais recursos.

Na avaliação do STJ, a Polícia Federal e o Judiciário do Maranhão não exibiram justificativas suficientes para as interceptações telefônicas.

  Publicado em: Governo

6 Responses to Caiu por terra mais uma armação criada nos porões contra os Sarneys

  1. luis disse:

    Anularam apenas as escutas, as outras provas ainda serão apreciadas se terão ou não validade

Deixe uma resposta

Contatos

hostiliocaio@hotmail.com

Assine o Blog

By signing up, you agree to our Terms of Service and Privacy Policy.

Publicidade

Busca no Blog