Maranhão: Não surgem novas lideranças políticas…

Publicado em   09/set/2011
por  Caio Hostilio

As políticas atuais estão sendo deixadas para trás pelo ritmo do envelhecimento dos líderes maranhenses, tais como: José Sarney, Epitácio Cafeteira, Jackson Lago (já falecido), Neiva Moreira, Edison Lobão, João Castelo e até a própria governadora Roseana Sarney.

Realmente temos um déficit de lideranças. A geração de políticos como Ricardo Murad, Joaquim Haickel, Luiz Fernando, Roberto Rocha e até mesmo do Flávio Dino, deixaram o tempo passar, pois se tornar lideranças após os quarenta anos é algo complicado, visto que os mais jovens querem lideres que iniciaram suas lideranças bem mais jovens que os citados.

Esta geração foi engolida pelos anseios das lideranças que agora envelhecem, pois não os deixaram progredir e lutar por seus ideais. Contudo, vale ressaltar que essa geração tinha tudo para fazer mudanças necessárias, isso na área política, social e econômica.

Talvez ficará difícil o Maranhão ter uma geração tão bem formada tecnicamente como politicamente. O tempo passou e para eles sobre o elo perdido, quando passaram como coadjuvantes, com trabalhos fantásticos para a administração pública, como vemos os serviços prestados por eles para o Maranhão, principalmente suas últimas investidas, como a esplendorosa gestão de Luiz Fernandoem São Joséde Ribamar, a passagem de Ricardo Murad pela Gerência Metropolitana e agora na Secretaria de Saúde.

O Maranhão precisa de uma nova visão política, compatível com os desafios inéditos e capaz  para o surgimento de novas lideranças. Vemos nomes que podem despontar, como o de Edivaldo Holanda Junior, Luciano Leitoa, Roberto Costa, Eduardo Braide, Victor Mendes, Gil Cutrim, Neto Evangelista, Eliziane Gama, Bira do Pindaré e outros…

Essa nova geração tem que mostrar a que veio, buscando capacidade técnica e política, não deixando cair na hipocrisia politiqueira que tomou conta do Maranhão. Suas chances são bem maiores que a geração de Ricardo Murad, Luiz Fernando e os demais, pois não terão as lideranças envelhecidas nos seus calcanhares, coisa que a geração dos 40 e 50 anos.tiveram, uma vez que as lideranças envelhecidas ainda estavam em pleno desempenho político.

Contudo, vale lembrar que lideranças como Roseana e Lobão ainda tem muita vitalidade para continuar dando as cartas na política maranhense. A governadora Roseana é uma liderança que ainda tem muito tempo para continuar na política, mas já afirmou que a deixará depois do término desse seu mandato… Prefiro aguardar, pois em política muitas coisas podem mudar da noite pro dia.

O presidente Sarney deve mesmo se aposentar, mas uma liderança ímpar como ele, mesmo estando fora das disputas, não deixará de ser procurado para tecer suas idéias e capacidade de articulação.

Feliz daqueles que souberem captar desses ícones como se faz para se tornar uma liderança por tanto tempo, principalmente José Sarney, que está aí há 60 anos no olho do furacão do poder nacional.

O Maranhão precisa de lideranças a altura desses que estão envelhecendo…

Muito dirão que Flávio Dino é uma liderança política… Ledo Engano, visto que um líder político não começa aos 45 anos, cujo início começou nas eleições de 2006 e da forma que entrou, ou seja, com total apoio do ex-governador José Reinaldo.

  Publicado em: Governo

6 Responses to Maranhão: Não surgem novas lideranças políticas…

  1. pedro disse:

    Parabens Caio, leio vc todos os dias acho que vc na geração de comunicadores é uma referencia no quesito analise política. E veja so dos nomes que vc cita apenas um é mulher, Eliziane, acho que sua postura de não se curvar a Castelo e a Sarney, muito embora seja muito agradável no trato e nao seja radical, mostra que tem fibra e no meu entendimento pode ser a próxima mulher da nova geração de politicos que mudarão a história do Maranhão! Parabens!

    • Caio Hostilio disse:

      As verdades devem ser ditas… As pessoas devem saber digerir os questionamentos críticos, caso contrário não existe democracia..

  2. Wellinton Fernandes disse:

    ME DIGA QUAL DESSES NOVOS POLITICOS QUE VOCE CITOU CHEGA AOS PES DE UM PARLAMENTAR COMO JOAQUIM HAICKEL OU DE UM PREFEITO COMO LUIS FERNANDO SILVA… ELES VAO TER QUE RALAR MUITO PARA CHEGAR PERTO DELES…
    NUMA COISA VOCE TEM RAZAO, O PERPETUACAO DE UM GRUPO NO PODER TIRA AS CHANCER DO DESABROCHAR DE GRANDES LIDERANCAS… ESSES MESMOS JOAQUIM HAICKEL E LUIS FERNANDO SILVA PODERIAM TER SIDO MUITO MAIS UTEIS AO MARANHAO SE TIVESSEM TIDO OPORTUNIDADES…

    • Caio Hostilio disse:

      É como disse… A geração de Ricardo Murad, Luiz Fernando, Joaquim Haickel, Roberto Rocha e até mesmo do Flávio Dino, pode passar despercebida, porém foi uma geração de homens bem preparados administrativamente, técnicamente e politicamente… Sabe aquela história que dizem: “Ele nasceu numa época errada”, muito usada no futebol? É o que podemos dizer desses caras….

  3. Elmer Rafla disse:

    I just want to tell you that I am beginner to weblog and actually liked your website. Almost certainly I’m planning to bookmark your blog post . You really come with terrific stories. Thanks a bunch for sharing with us your webpage.

  4. I just want to tell you that I am all new to blogging and seriously savored this web blog. More than likely I’m planning to bookmark your blog post . You surely have terrific article content. Thanks for sharing your web page.

Deixe uma resposta

Contatos

hostiliocaio@hotmail.com

Assine o Blog

By signing up, you agree to our Terms of Service and Privacy Policy.

Publicidade

Busca no Blog