Para Sarney, crise da dívida dos EUA é vergonhoso exemplo para o mundo

Publicado em   08/ago/2011
por  Caio Hostilio

O presidente do Senado José Sarney considerou que o Congresso dos Estados Unidos (EUA) deram “um péssimo exemplo” ao prorrogar até a última hora a votação para aumentar o teto da dívida do país. Sarney lembrou que o aumento do limite da dívida americana havia se repetido por 77 vezes nos últimos 50 anos. “Na realidade o aumento do teto da dívida era uma coisa automática na votação do Orçamento americano”, observou Sarney.

“Com os olhos nas eleições do ano que vem, eles (parlamentares dos EUA) ofereceram ao mundo um vergonhoso exemplo, com os partidos políticos sacrificando o país. Foi um exemplo nada construtivo e agora estão pagando caro por isso”, disse o presidente em alusão ao inédito rebaixamento da nota da dívida pública dos Estados Unidos, por parte da agência de avaliação de risco Standard and Poor’s. Essa agência também assinalou a “perspectiva negativa” da nova classificação, um sinal de que outro rebaixamento da nota é possível nos próximos 12 a 18 meses.

Segundo Sarney, as consequências da atitude do Congresso americano repercutiram “gravemente” no continente Europeu, já fragilizado com recentes crises econômicas. “A Europa está com problemas sérios. Grécia, Irlanda, Itália e Espanha estão com problemas de liquidez, agravados com a decisão (morosa) dos Estados Unidos”, disse o presidente. Na opinião do senador, “esse é o risco da radicalização na política, com o retorno do Tea’s Party”, movimento recentemente surgido nos EUA em oposição ao Governo Obama e que defende políticas fiscais conservadoras apoiadas por políticos representantes da ultradireita”. 

Em analogia com situações de crises acontecidas no Brasil, Sarney lembrou da atuação dos parlamentares brasileiros na República, em 1930 e com a Nova República, em 1985: “Nosso exemplo é que em todos os momentos de dificuldades do país, temos encontrado um terreno comum em que protegemos os interesses do Brasil e abandonamos essa luta dilacerante de partidos”.

Para o presidente do Congresso, o país está preparado para enfrentar conseqüências de um possível recrudescimento da crise vivida pelos EUA e Europa: “Assim como ocorreu na crise de 2009, estamos agora absolutamente preparados. Isso não significa que uma grande crise não tenha conseqüência no Brasil.Mas até o momento, essa crise não está configurada”.

  Publicado em: Governo

22 Responses to Para Sarney, crise da dívida dos EUA é vergonhoso exemplo para o mundo

  1. Francisco Nascimento Nunes disse:

    …..

    • Caio Hostilio disse:

      Canalha… coloque um blog para você xingar os outros. Tu achas que vou te deixar me xingar no meu Site. Posso aceitar tu xingar a tua mãe… Topas? Ah!!! Covarde és tu, que não tem coragem de se identificar….

  2. André Luiz Alves disse:

    A fomosa avenida Shopping by Shopping, será difícil a população acreditar, o estado tá falído, está pedido dinheiro emprestado para o BNDS.
    Agora anda divulgando no seu canal de televisão, que o prefeito tá querendo atrasar as obras, isso é uma desculpa, pois não tem dinheiro para tocar a obra, agora vem com essa balela, ela primeiro tem que terminar os hospitais, pois toda a empresa nacional, polícia federal tá de olho, depois da reportagem da revista ISTOÉ.
    Se duvidar ela será casada antes de terminar os hospitais, nem Bita do barão com sua macubas vai livra-lha dessa cassação.

  3. André Luiz Alves disse:

    Muita gente não está atentando para um detalhe importante nesse processo de estadualização da via expressa. bem antes da obra ser concluída a especulação imobiliária ao longo de onde será a via já começou e, segundo o projeto, será do governo do estado a concessão dos terrenos que margeiam ao obra. Ninguém é contra a construção da via, as pessoas devem ser contra ao patrimonialismo que se encaminha subterraneamente nesse processo, já que, será muito araçareiro para os gestores espertalhões, aumentarem seu cabedal com mais esse empreendimento com o dinheiro público

  4. Valdo Marques Dias disse:

    Vcs deveriam explorar mais o caso dos hospitais. Isso é um escândalo que não deixa Roseana dormir, nem o velho Sarney. Todos os corredores de Brasília comentam isso.
    explore, meu amigo, as construtoras, pois é fator que mais o preocupam. Por exemplo, você sabe de quem é JNS?? Essa é uma empresa de Miguel Dualibe (o famoso Mig) e o seu testa de ferro é um rapaz chamado de Morte ( o nome dele é mais sujo que pau de galinheiro. Busque na receita o nome dele).
    ME LEMBREI VC ACHA UM GOVERNO UMA MARAVILHA, NÃO É HOMEM PARA COMENTAR.

    • Caio Hostilio disse:

      Voce deveria deixar de ser maria chiquinha e virar homem, para visitar “in loco” as construções e não ficar nesse blábláblá de fofoqueiras….

  5. Valdo Marques Dias disse:

    A MINHA ESCOLHA É : MARGINAL ROSEANA SARNEY MURAD QUE QUER APLICAR UM GOLPE 171 NA POPULAÇÃO DE SÃO LUIS.
    TE CUIDA ROSENGANA TÁ CHEGANDO TUA HORA NO TRIBUNAL DE BRASILIA , VAIS PROVAR DO MESMO VENENO QUE DESTE AO EX GOVERNADOR JACKSON LAGO.

    • Caio Hostilio disse:

      Esse ódio não leva a nada… A população quer é bem-estar e não esse tipo de balela que você quer impor pelo seu rancor!!!

  6. Washignton Veiga junior disse:

    Meu caro não postou o que Sarney falou sobre parentes que atrapalham na política, será que foi ricardão!!!!!!!!!?????.

  7. Washignton Veiga junior disse:

    Não que eu seja contra a construção da Via Expressa, mas essa história da Licença Ambiental ter sido emitida pela Secretaria Estadual é um verdadeiro absurdo.
    Trata-se de uma obra de impacto local, portanto, a competência para o licenciamento é do Município.
    Ainda que seja uma obra estadual ou, como eles querem fazer crer, uma rodovia estadual. Ainda que seja, não existe impacto ambiental intermunicipal.
    Como a própria Governadora sempre falou, esse é um presente PARA A CIDADE DE SÃO LUÍS. Ou seja, é tranquilo que o impacto é local. Tem que ser licenciado pelo Município, ou então, requerer o que quiser judicialmente, mas não fazer a obra ao seu bel prazer de forma a se auto tutelar.

    • Caio Hostilio disse:

      A Prefeitura está retardando tudo… A lei federal determina que isso seja deliberado em 15 dias e o processo já está tramitando na Prefeitura há 60 dias. Por outro lado, o povo não quer saber de burrocracias, mas sim de seu bem-estar e de sua qualidade de vida.

  8. Washignton Veiga junior disse:

    E os convênios que Rose barrou e o MP usado para obstruir as obras? E o terrendo do Hospital que ela tomou? PQ vc não fala sobre isso?

    • Caio Hostilio disse:

      Mas que terreno Roseana tomou? Isso não existe… A prefeitura tem vários terrenos e não constroi porque não quer, o mesmo ocorre com o prologamento da Av. Litorânea, cujo MP estava criando caso, mas já liberou e nem sinal de construção…

  9. Washignton Veiga junior disse:

    Isso é só história!
    A governadora não faz por que não quer, fica com essas historinhas que Castelo não deixa ela construir… Que diabo de governadora é essa que não tem moral? Não é a família dela que manda e desmanda no Maranhão.
    Pra mim essa história não cola, se ela quiser mesmo fazer alguma coisa em São Luis ela faz.
    Já falei e volto repetir: estão mostrando apenas as supostas obras do estado onde dizem Castelo está embargando, e as obras que a prefeitura quer fazer e a governadora não deixa fazer?

    • Caio Hostilio disse:

      Não fale besteirol… Existem regras que devem ser seguidas, não esqueça que no Brasil existem três esferas governamentais independentes, federal, estadual e municipal. Portanto, procure saber como funciona os ditames dessas três esferas para poder debater e não falar baboseiras..

  10. Washignton Veiga junior disse:

    Tudo muito bonito, tudo muito emocionante, uma festa realmente histórica e uma iniciativa louvável do deputado Chiquinho Escórcio (PMDB), idealizador do combinado entre deputados federais e a Assembleia Legislativa do Maranhão. Na verdade uma “sacada” de marketing e tanto!
    Estrelas nacionais como como Romário, Popó e Tiririca foram alguns dos personagem que marcaram esse “gol de placa”, no último sábado (6) onde a equipe da Câmara derrotou o da Assembleia Legislativa pelo placar de 3 a 2.

    A renda da partida será revertida para duas importantes e sérias instituições, que são a Apae e o Hospital do Câncer Aldenora Belo.

    Mas é justamente em relação a renda que há uma pergunta que não quer calar: quanto realmente foi a renda do combinado histórico idealizado por Chiquinho Escórcio, hein? E quando e como será repassada às entidades favorecidas?

    • Caio Hostilio disse:

      A responsabilidade pela arrecadação ficou por conta das próprias instituições beneficiadas. Nem a Assembleia Legislativa e a Câmara Federal se envolveram na veda e no repasse do dinheiro… Tudo ficou por conta das duas instituições. Os deputados pagaram de seus bolsos as despesas do campo e juiz. O dinheiro arrecadado já está com as instituições, somente elas sabem de quanto foi a arrecadação.

  11. Emil Latiker disse:

    I simply want to tell you that I am all new to blogs and truly loved your page. Probably I’m likely to bookmark your website . You actually come with superb articles and reviews. Regards for revealing your website page.

  12. I simply want to say I am just very new to blogging and actually liked this website. Most likely I’m want to bookmark your blog . You definitely come with wonderful well written articles. Thank you for sharing your web page.

Deixe uma resposta

Contatos

hostiliocaio@hotmail.com

Assine o Blog

By signing up, you agree to our Terms of Service and Privacy Policy.

Publicidade

Busca no Blog