Assim como a mitologia grega, querem criar a mitologia maranhense?

Publicado em   18/jul/2011
por  Caio Hostilio

Inicio fazendo esta pergunta por que tudo que posto nesse espaço, seja sobre as mudanças sociológicas mundiais, os efeitos perversos do neoliberalismo no mundo, a fragilidade da educação brasileira, a cultura e sua importância e até em músicas que eram curtidas nos anos 70 e 80, sempre tem comentários sobre o José Sarney.

Esses comentários, tal como na história da Grécia, colocam José Sarney como um mito, uma lenda…

Sabe-se que José Sarney é amado e odiado, porém com uma diferença entre esses dois seguimentos: Os que amam o admiram como um mortal que soube se sobressair em suas escolhas, a política e a literatura. Os que odeiam também o admiram, contudo consideram Sarney como um “deus”, pois ele é responsável pela chuva continua desse ano, pela pobreza do mundo, por não chover no sertão cearense, por a carne de bode servida no Piauí está estragada, por seus filhos não ter passado no vestibular, pela Fábrica do Cuscuz Ideal não ter progredido, por os prefeitos roubarem as verbas públicas… Ou seja, coisa que só um “deus” faria para castigar os pecados cometidos por toda essa gente.  

Os gregos criaram vários mitos para preservar a memória histórica de seu povo. Há três mil anos, não havia explicações científicas para grande parte dos fenômenos da natureza ou para os acontecimentos históricos. Agora, os maranhenses que odeiam Sarney estão caminhando no mesmo rumo. Tudo de ruim ou bom que acontece no Maranhão foi o Sarney o responsável… Poxa!!! Esse Sarney ou é um “deus” ou um “santo” que veio castigar os pecadores e salvar os fies!!!

Portanto, para buscar um significado para os fatos políticos, econômicos e sociais, os maranhenses estão seguindo a idéia dos gregos, criarem uma série de histórias, de origem imaginativa, que são transmitidas, principalmente, através das oratórias dos políticos e de seus seguidores, isso em emissoras de rádio e TV, jornais, sites e blog.  

Grande parte das lendas e mitos gregos chegou até os dias de hoje, isso no Maranhão… São histórias mirabolantes!!!  

Na verdade, os que dizem odiar José Sarney, o amam muito, com certeza mais que os que dizem apenas amá-lo e admirá-lo por suas conquistas como um simples cristão mortal. Sugiro aos que odeiam que passem a reverenciar José Sarney mais ainda, pois assim o verdadeiro Deus o manterá vivo por muito e muitos anos, para a alegria de todos, principalmente dos que amam de verdade ou seria os que odeiam? Fiquem em dúvida!!! Ah!!! Os que odeiam vivem Sarney por 24 horas e não conseguiriam ficar sem ele… Isso é ou não é amor fraterno?

  Publicado em: Governo

6 Responses to Assim como a mitologia grega, querem criar a mitologia maranhense?

  1. Jorge Aragão disse:

    SENHOR CAIO NÃO TENHO NENHUM TIPO DE AMOR OU ODIO POR JOSÉ SARNEY, PARA MIM PESSOALMENTE ELE É INDIFERENTE, POIS NÃO VIVO AS CUSTAS DELE NUNCA ESTIVE COM ELE, NA CASA DELE OU EM QUALQUER OUTRO LUGAR. TENHO PRATICAMENTE A MESMA IDADE DESTE SENHOR ELE É TRÊS ANOS MAIS VELHO DO QUE EU. A DIFERENÇA ENTRE NÓS DOIS É Q

  2. Jorge Aragão disse:

    SENHOR CAIO NÃO TENHO NENHUM TIPO DE AMOR OU ODIO POR JOSÉ SARNEY, PARA MIM PESSOALMENTE ELE É INDIFERENTE, POIS NÃO VIVO AS CUSTAS DELE NUNCA ESTIVE COM ELE, NA CASA DELE OU EM QUALQUER OUTRO LUGAR. TENHO PRATICAMENTE A MESMA IDADE DESTE SENHOR ELE É TRÊS ANOS MAIS VELHO DO QUE EU. A DIFERENÇA ENTRE NÓS DOIS É QUE ELE SEMPRE VIVEU AS CUSTAS DO ESTADO E EU AS CUSTAS DAS EMPRESAS DA MINHA FAMÍLIA AQUI NO MARANHÃO E FORA DAQUI. O ÚNICO FATO QUE ME CHAMA ATENÇÃO SOBRE SENHOR JOSÉ SARNEY É QUE ULTIMAMENTE ELE VEM TENTANDO ESCREVER A HISTÓRIA DO MARANHÃO E DO BRASIL BEM DIFERENTE DE COMO ELA ACONTECEU E EXEMPLOS DISSO QUE FALO TEM DE MONTE, ESSE LIVRO QUE FALA DA VIDA DELE ENCONTRA-SE CHEIO DE ESTÓRIAS, MAS INTELIGENTEMENTE ELE COLOCA A CULPA NA JORNALISTA POR QUALQUER ATO FALHO, O PRÓPRIO FILHO DE VICTORINO FREIRE JÁ DESMENTIU ELE E A JORNALISTA EM UMA CARTA. SABE SENHOR CAIO SEI DA HISTÓRIA DE SARNEY, SEI O QUANTO ELE CONSEGUIU NA VIDA PÚBLICA, MAS ELE SABE QUE AINDA TEM MUITA GENTE VIVA DAQUELA ÉPOCA E QUE CONHECE BEM O PASSADO DELE E SABE TAMBÉM QUE ANTIGAMENTE A POLÍTICA ERA BRABA A COISA ERA SÉRIA, ESTE VICTORINO FREIRE NÃO ERA MOLE O CABRA TINHA MUITA FORÇA E TAMBÉM MUITA RAIVA DE SARNEY DE QUEM NÃO GOSTAVA, E POSSO LHE AFIRMAR MAIS UMA COISA NÃO ERA TODO HOMEM QUE TINHA CORAGEM PARA ENFRENTAR O VICTORINO E QUE ME LEMBRE O SENHOR JOSÉ SARNEY ERA UM DOS QUE NÃO FAZIAM PARTE DESTA LISTA, E AQUI ME REFIRO A LISTA DOS COM CORAGEM.

    • Caio Hostilio disse:

      E qual é a história verdadeira? A contada pelos seus opositores? Os que odeiam e o tem como um “deus”?

  3. Jorge Aragão disse:

    SENHOR CAIO A HISTÓRIA VERDADEIRA É A QUE MUITOS CONHECEM E SEI VOCÊ NÃO SABE, POIS TENHO CERTEZA QUE AINDA NÃO TEM 55 ANOS,O QUE ESTOU FALANDO É QUE O JOSÉ SARNEY TEM UM DEVER PARA O PRÓPRIO BEM DELE, QUE É O DE NÃO DEIXAR QUE CONTEM A HISTÓRIA DE OUTRA MANEIRA E DIGO ISTO, POIS JÁ LI O LIVRO DA JORNALISTA REGINA ECHEVERRIA E LHE GARANTO QUE ELA COMETEU ERROS GRITANTES, E O FILHO DO VICTORINO JÁ OS RELATOU, E ENTRE ESTES RELATOS LHE GARANTO QUE NUNCA MAS NUNCA MESMO JOSÉ SARNEY TERIA ABERTO O PALETÓ E MOSTRADO UM REVÓLVER PARA VICTORINO FREIRE ISSO NUNCA ACONTECEU, POIS O VICTORINO NÃO ESCONDIA DE NINGUEM A RAIVA DE SARNEY E POR MUITAS VEZES O ESCULAMBOU, O DESAFIOU EM UMA TENTIVA PARA VER SE O SARNEY CRIAVA CORAGEM. SENHOR CAIO NÃO QUALQUER HOMEM QUE ENFRENTAVA O VICTORINO FREIRE, NÃO MESMO COM ELE NÃO TINHA MUITO PAPO ERA PRETO NO BRANCO, NEIVA MOREIRA BEM SABE DISSO SE VC PUDER E TIVER COMO TENTE OUVIR O VEREADOR BENEDITO PIRES I, ESTE HOMEM É OUTRO ARQUIVO VIVO E QUE SABE DE MUITA COISA E LHE AFIRMO AINDA TEM MUITA GENTE VIVA DAQUELA ÉPOCA E SE LEMBRA BEM COM ERAM AS COISAS.

    • Caio Hostilio disse:

      Em nenhum momento a jornalista disse que Sarney puxou arma para Vitorino. O que consta no livro é que Sarney passou a andar armado e que uma vez ele passando num corredor do Senado deu de cara com Vitorino e que pensou se ele me ameçar vou ter que sacar da minha arma. Isso não quer dizer que Sarney apontou a arma para Vitorino Freire. Quanto ao filho do Vitorino, ele reclamou da forma que a escritora tratou o seu pai quando do regime militar…. Seria providencial que você lesse novamente o livro para tirar suas dúvidas.

Deixe uma resposta

Contatos

hostiliocaio@hotmail.com

Assine o Blog

By signing up, you agree to our Terms of Service and Privacy Policy.

Publicidade

Busca no Blog