Notícias

Publicado em   08/jul/2011
por  Caio Hostilio

Fortalecimento do SUS é debatido em Imperatriz‏

O decreto 7.508/2011, que regulamenta o funcionamento do Sistema Único de Saúde (SUS), foi um dos destaques da palestra “O SUS que todos usamos”, proferida nesta quinta-feira (7) pelo subsecretário de Estado de Saúde, José Márcio Leite, na abertura da XI Conferência Municipal de Saúde de Imperatriz, no auditório da Secretaria Municipal de Saúde (Semus). O evento, que tem como tema “Todos usam o SUS! SUS na Seguridade Social, Política Pública, patrimônio do Povo Brasileiro”, foi aberto pelo prefeito Sebastião Madeira e pela secretária de Saúde, Conceição Madeira, com a participação de representantes do Ministério Público e da sociedade civil organizada. A regulamentação traz, como novas exigências, a definição de regiões de saúde, as redes de atenção à saúde, o planejamento ascendente e integrado, a Relação Nacional de Ações e Serviços de Saúde (Renases) e o contrato organizativo da ação pública da saúde.  “É essa participação popular que dá vitalidade ao SUS, que hoje representa a evolução vivenciada na saúde desde a Constituição de 1988”, declarou Márcio Leite.

Seduc: fortalecimento da educação básica

A proposta de fortalecimento da aprendizagem dos estudantes da rede estadual de ensino por meio de parceria entre a Secretaria de Estado de Educação (Seduc), via secretaria Adjunta de Ensino, e o Centro de Ensino Unificado do Maranhão (Uniceuma), foi discutida por gestores da Unidade Regional de Educação de São Luís e representantes dos professores dos cursos de licenciatura. O debate dessa primeira proposta ocorreu na noite de quarta-feira (6), no auditório Expedito Bacelar. De acordo com a superintendente da Educação Básica da Seduc, Leuzinete Pereira, eventos com esse objetivo serão agendados com outras instituições de ensino superior (IES). Desse modo, segundo ela, a Seduc acredita que inicia um importante estreitamento na relação com as IES do estado, de modo que a articulação interinstitucional se intensifique, ampliando as possibilidades de desenvolvimento da educação.

Belezas naturais e culturais do Maranhão serão destaques em rede nacional de TV

O Maranhão será, pela segunda vez, destaque no Programa Câmera Record, da Rede Record de Televisão. A exibição vai ao ar na próxima sexta-feira (15), às 23hs, no Brasil e mais de 135 países, com reportagens inéditas sobre belezas naturais, histórias e personagens do Polo Turístico Floresta dos Guarás. Para realizá-lo, a equipe de reportagem viajou por três semanas pela Amazônia Maranhense e litoral ocidental do estado. Encontrou grandes histórias como a de uma família que mora em ilha isolada, ranchos de pescadores, entre outras que serão exibidas durante o programa. Os atrativos naturais e culturais, como o santuário ecológico formado por baías e estuários onde os rios deságuam em meio a manguezais, além de praias e a floresta dos guarás completam a exibição. A procura pela ave Guará, símbolo do pólo turístico e a lenda do touro encantado na Ilha dos Lençóis, deixaram o programa mais enigmático e curioso.

Eficiência do disque denúncia

Por volta das 14h de hoje (08) a central Disque Denúncia recebeu a informação de que três mulheres estariam embalando drogas em uma residência no bairro do Sá Viana, área da Vila Bacanga. O Serviço de Inteligência foi acionado e após 40 minutos todas as mulheres estavam presas. Rosangela Dias Costa, 50 anos, moradora da Rua São Sebastião, nº 50, Vila Bacanga; Marcela Edna Mafra Reis, 20 anos, residente na mesma rua; e Cleonice Feitosa Cunha, 27 anos foram presas enquanto embalavam crack. As denúncias que chegaram à central apontavam que o tráfico ocorria a pelo menos seis meses e que a movimentação de usuários na localidade era constante. Segundo informações policiais, Rosangela Dias, já respondeu por tráfico de entorpecentes e um homicídio. A acusada estava em liberdade acerca de um mês. No local foram apreendidas 519 pedras de crack prontas para comercialização, e a quantia de R$ 30 (em cédulas trocadas – caracterizando dinheiro de tráfico). As envolvidas foram encaminhadas ao 16º DP (Vila Embratel) onde foram apresentadas ao delegado Gustavo Machado e autuadas em flagrante por tráfico de drogas.

Atenção, contribuinte!!! Está liberado a partir de hoje (08) a consulta ao 2º lote de restituição

A Receita Federal libera, a partir das 9h, de hoje (8), a consulta ao megalote do Imposto de Renda Pessoa Física, com declarações dos exercícios de 2008 a 2011. Estão incluídos neste lote 1.693.610 contribuintes, que devem receber no total R$ 2 bilhões, a serem creditados no próximo dia 15 na rede bancária, com correções que vão de 2,95% a 33,63%, referentes à variação da taxa Selic. Para saber se a declaração foi liberada, o contribuinte deve acessar a página da Receita na internet (www.receita.fazenda.gov.br) ou ligar para o Receitafone no número 146.

  Publicado em: Governo

Deixe uma resposta

Contatos

hostiliocaio@hotmail.com

Rede Brasil ST

Busca no Blog

Arquivos