Ao hospital de Zé Doca: Esse é procedimento adequado

Publicado em   30/maio/2011
por  Caio Hostilio

Não sou médico e não gosto de discutir dentro do senso comum, mas gosto muito de ler, pesquisar e buscar informações científicas. Portanto, busquei informações com médicos cientistas na área: Drs. Ibsen T. Damiani, Edson I. Yokoo e Dr. Rubens J. Gagliardi

Segundo eles, pacientes com o histórico do meu sogro (quatro cirurgia cardíaca e um AVC), o AVC pode se manifesta de modos diferentes, pois depende da área do cérebro atingida, do tamanho da mesma, do tipo (Isquêmico ou Hemorrágico), do estado geral do paciente, etc.

De maneira geral, a principal característica é a rapidez com que aparece as alterações; em questão de segundos a horas (de maneira abrupta ou rapidamente progressiva). Podemos chamar a atenção para aquelas mais comuns:

Fraqueza ou adormecimento de um membro ou de um lado do corpo, com dificuldade para se movimentar;

a) Alteração da linguagem, passando a falar “enrolado” ou sem conseguir se expressar, ou ainda sem conseguir entender o que lhe é dito;

b) Perda de visão de um olho, ou parte do campo visual de ambos os olhos;

c) Dor de cabeça súbita, semelhante a uma “paulada, sem causa aparente;  

d) Vômitos, sonolência ou coma; perda de memória, confusão mental e dificuldades para executar tarefas habituais (de início rápido).

OBS.: O meu sogro estava apresentando os sintomas da letra ‘a’ e ‘d’.  

Estas alterações não são exclusivas do AVC. Apenas servem de alerta de que algo está acontecendo, devendo procurar auxílio médico imediatamente.

Devemos chamar a atenção para aqueles pacientes mais idosos (caso do meu sogro), acamados por quaisquer motivos, inclusive por um “derrame” prévio. Neste caso, eles têm vários fatores de risco e é muito comum passarem desapercebidas estas alterações. É importante prestarmos atenção na capacidade habitual de movimentos de seus membros, como eles costumam falar, na quantidade e horário normal de sono. Se houver piora (por exemplo, “antes erguia a mão até a cabeça, agora o faz pouco ou nem movimenta”), levar ao médico e, de preferência, prestar estas informações a ele.

O médico tem que solicitar exames complementares com a finalidade de confirmar ou afastar o diagnóstico de uma doença que está suspeitando descobrir a causa, verificar a gravidade e a evolução e certificar-se do local da lesão.

Assim, para que o médico possa determinar os exames necessários, é preciso sua prévia avaliação, baseada nas informações dos acompanhantes e, quando possível, do próprio paciente, bem como o exame clínico e neurológico do mesmo.

As informações mais importantes, em geral, são: o que o paciente sente, desde quando, a maneira que começou a adoecer (rápida, progressiva etc…), como o paciente passou do início até a admissão ao hospital, medicamentos, doenças prévias e atuais etc..

Os exames mais comuns são:

a) exames laboratoriais de sangue, urina, líquido cefalorraquiano (líquor)

b) avaliação cardíaca e pulmonar, eletrocardiograma, ecocardiograma, radiografia do tórax;

c) exames de imagem do crânio (cérebro), tomografia computadorizada, ressonância nuclear magnética, angiografia cerebral;

d) outros exames: ultrassonografia das artérias carótidas e vertebrais, etc.

OBS.: Exames que não foram feitos, apenas lhe deram um medicamento.  

Devemos lembrar que o AVC é uma urgência, tanto quanto o infarto do coração. Em outras palavras, diante de uma suspeita, levar o paciente imediatamente ao Pronto Socorro e interná-lo.

Evite medicar sem orientação médica, por melhor que seja a sua intenção. Como exemplo, muitas vezes a pressão arterial está elevada e, na ansiedade de querer baixá-la, corre-se o risco de exagerar. Neste caso, a pressão baixa dificultará a chegada do sangue ao cérebro, complicando o quadro.

OBS.: O médico de Zé Doca mandou de volta para casa e que as pessoas leigas continuassem a medicar.

No hospital, o médico responsável deverá se preocupar, entre vários parâmetros, com uma respiração e hidratação adequada, com uma dieta adequada (seja via oral ou através do sangue), cuidados para evitar feridas (escaras) devido a persistência do paciente numa mesma posição, controle da pressão e da temperatura (evitando complicações infecciosas, principalmente pulmonares), prevenção de trombose nas veias das pernas, etc.. Além de tudo, existe o tratamento específico: correção dos distúrbios da coagulação sangüínea, prevenção do vaso espasmo (1á explicado), evitar aumento da zona de penumbra (devido ao edema) combater os radicais livres, etc…

Como se pode ver, o médico que atendeu meu sogro em Zé Doca não seguiu o procedimento correto, isso exigido pela Organização Mundial de Saúde e respaldada por médicos/doutores da área.

Nunca se pode confundir pintura em prédios com logomarcas, medicamentos corriqueiros e atendimento ao Deus dará, com uma medicina realmente preventiva, seguida da corretiva; coerente e dentro dos parâmetros que requer um atendimento científico e não no empirismo e na má vontade.

Saúde pública não é comércio… É política pública de qualidade e eficiente. É disso que os excluídos precisam.

  Publicado em: Governo

19 Responses to Ao hospital de Zé Doca: Esse é procedimento adequado

  1. BRUNO DE VALOIS FREIRE disse:

    Será que a ” governadora” não está merecendo o mesmo tratamento que Caostelo? Qual o servidor publico municipal que está satisfeito com o tratamento disponibilizado prlo Governo Estadual?
    VC QUE SE FAZ DE CEGO, NÃO ABORDA NADA SOBRE A DEMORA DOS 72 HOSPITAIS…E RICARDO MURAD ESTA SUMIDINHO, DEPOIS DA RASTEIRA QUE PEGOU DA PRES. DA AL…ESTA NHONHINHO…

  2. BRUNO DE VALOIS FREIRE disse:

    O Governo do Estado prepara mais um presente grego. Comenta-se que a governadora Roseana Sarney quer repassar a gestão das unidades hospitalares para os municípios maranhenses. Ora, o custo administrativo de cada unidade dessa não sai, segundo alguns especialistas na área, por menos de R$ 300 mil/mês. Os municípios, em sua grande maioria, não recebem nem R$ 50 mil/mês para investir em saúde. Quase 80% dos recursos – ou até Mais – são gastos com o pagamento dos profissionais (médicos, enfermeiros, etc.).

  3. BRUNO DE VALOIS FREIRE disse:

    SEM ESQUECER QUE O ESTADO TÁ PARADO!! EDUCAÇÃO EM FRANGALHOS, HOSPITAIS FECHADOS, E OS PROMETIDOS NINGUÉM VER. A GOVERNADORA SUMIU DO MAPA!!
    E AS PROMESSAS DE CAMPANHA ERA SÓ PARA NEGANAR OS TROUXAS!!

    • admin disse:

      Não confunda alhos com bugalhos… A responsabilidade pela saúde de Zé Doca é o prefeito e não a governadora. Ele recebe muito dinheiro do SUS para prestar um bom serviço, além de ser um gestor independente.

    • Graceland disse:

      Kudos to you! I hadn’t thuhogt of that!

  4. BRUNO DE VALOIS FREIRE disse:

    Pagamento do IPTU foi considerado abusivo pelo TJ/MA. Ok… Sinuca de bico… Fazer o que?? Contabilidade: 15 a 3!!!
    Agora vamos aos nomes que realmente interessam neste momento!!! O nome dos 3 que votaram contra…
    Eis:
    PAULO VELTEN (Ohhhh!!!);
    MARCELO CARVALHO (Ohhhhh!!!!) e
    RAIMUNDA BEZERRA (Ohhhh!!!!)… A justificativa de RB: Ela ja havia pago seu IPTU!!! Mais gente… Agora é simples: entra na justiça e pede teu dinheiro de volta!!!

  5. Alberto disse:

    Parabens srº Caio, Zé Doca esta jogado as traças o prefito Natin nada fez e nem fará, o fulaninho Constantino é muito bem pago para esconder da midia a realidade de nossa cidade hoje o Constantino recebe propina tanto da prefeitura quanto da Câmara de vereadores e de alguns empresários de Zé Doca, tenho provas..!
    Caio gostaria que o srº olhasse mais para o que vem acontecendo em nossa cidade e divulgar mais porque a população esta a mercer desse prefeito maldito que é o Natin, o Pacovan que não sai da prefeitura leva 03 veses ao més muita grana que seria para beneficiar a população de Zé Doca precisamos que façam uma consultoria na prefeitura e que o Ministério Público apareça tambem em Zé Doca, esse Constantino veio pra Zé Doca so pra livrar suas despesas o cara é mala ele faz é ameaçar qndo as propinas dele atrazam, ja vi mensagens dele para o prefeito ameaçando por que a propina estava atrasada. Esse Constantino é um chantagista, olha srºCaio aqui em Zé Doca ate o delegado tem sua quadrilha de pistoleiros protegidos por ele aqui tem aumentado muito o indice de roubos e tudo que não presta mas tds nós sabemos que tem a cobertura do delegado Balby e da midia. Nos ajude….

Deixe uma resposta

Contatos

hostiliocaio@hotmail.com

Assine o Blog

By signing up, you agree to our Terms of Service and Privacy Policy.

Publicidade

Busca no Blog