A arte do jogo político é para profissionais!!!

Publicado em   18/maio/2011
por  Caio Hostilio

Gosto muito de escutar as conversas sobre as próximas disputadas eleitorais, isso para as eleições de 2012 e a de 2014. Sempre que vejo políticos, jornalistas e amigos conversando sobre o assunto, apenas fico a escutar. Também gosto muito de ler matérias das movimentações partidárias. Diante do apanhado procuro mensurar aquilo que realmente faz sentido.

Nesse momento, quem mais está sabendo jogar politicamente é o próprio Prefeito João Castelo na sua reeleição para Prefeitura de São Luís, e o ex-governador José Reinaldo, visando à vaga do Senado em 2014.

Castelo soube até aqui neutralizar seus principais concorrentes a Prefeitura de São Luís. Segundo um membro do PSB, Castelo aos poucos está trazendo para o seu lado o PCdoB de Flávio Dino, que em troca o apoiaria para as eleições de 2014 para o governo do Estado. Castelo tem como parceiro principal nessa jogada o ex-governador José Reinaldo, que como bom jogador, sabe que o apoio de Castelo seria fundamental para sua empreitada.

Como bom jogador, Castelo ainda pensa como fazer para neutralizar um curinga que possa surgir do grupo da governadora Roseana, que até o momento não tem essa carta. Contudo, um curinga pode ser fortalecer com as obras prometidas pelo governo do Estado. Com isso, ele não fecha as portas e diz sempre que a parceria com o governo do Estado vem acontecendo.

José Reinaldo, por sua vez, sabe que esse jogo de cena de Castelo pode atrapalhar as intenções de Flávio Dino em 2014, mas que as suas estarão garantidas se o seu partido PSB e o PCdoB se fizerem de morto em 2012, lançando um candidato sem expressão em São Luís, para não atrapalhar o tucano, além de afastar qualquer relações entre o PCdoB e o PSDB.      

Tanto Castelo quanto José Reinaldo usa de toda perspicácia no jogo político, demonstrando a sensação de não ter nenhum poder sobre pessoas e os acontecimentos que podem trazer prejuízos nos próximos lances,

Eles sabem que no mundo atual, entretanto, é perigoso parecer ter muita fome de poder, ser muito premeditado nos seus movimentos para conquistar o poder. Por conseguinte precisam ser sutis, agradáveis, astutos, parecer como defensores da democracia.

Este tipo de jogo não cabe para amadores, que constantemente mudam rapidamente de acordo com a jogada dos adversários. É preciso ser ardiloso, está atento a qualquer movimento dos jogadores, que podem ter uma carta na manga que muda todo o ritmo do jogo.

Eles aprenderam com o tempo, que às vezes é preciso agradar os adversários com atos sutis. Enquanto isso se supunha que o jogo até o momento está sob controle.

O jogo é assim mesmo. Por fora, você deve aparentar que é uma pessoa de escrúpulos, mas, por dentro, a não ser que você seja um tolo, vai aprender logo a fazer o que Napoleão aconselhava: calçar a sua mão de ferro com uma luva de veludo.

Portanto, vejo Castelo e José Reinaldo como quem está jogando corretamente. Eles estão agindo como os cortesões da antiguidade, que dominavam a arte da dissimulação, sedução, encantamento, enganar e sutilmente passar a perna nos seus adversários.

A astucia é a arte de conseguir dobrar as pessoas sem que elas percebam o que você está fazendo. E se elas não percebem o que você está fazendo, também não ficarão ressentidas nem lhe oferecerão resistência. Para algumas pessoas, a idéia de participar conscientemente de jogos de poder — não importa se de forma indireta ou não — desde que der certo.

É preciso perceber a utilização da estratégia que disfarçam com habilidade a natureza manipuladora. Tais tipos, por exemplo, costumam exibir a sua fraqueza e falta de poder como uma espécie de virtude moral. Mas a verdadeira impotência, sem que haja um motivo de interesse pessoal, não divulga a sua própria fraqueza para conquistar respeito ou simpatia. Alardear a própria fraqueza e na verdade uma estratégia muito eficaz, sutil e fraudulenta, no jogo de poder.

Portanto, até aqui, Castelo e José Reinaldo estão precisando apenas de manter o esquema de jogo e torcer para que os adversários não consigam captar um curinga, que pode mudar o ritmo do jogo. Outro problema é encontrar uma jogada certa para o PDT, para isso apostam no tempo que falta para o fim do jogo.

  Publicado em: Governo

16 Responses to A arte do jogo político é para profissionais!!!

  1. Marcelo Ricardo disse:

    VAMOS MOBILIZAR A POPULAÇÃO PARA FAZERMOS UMA PASSEATA OU CARREATA EM PROTESTO AO AUMENTO DO IPTU E DA BURRAQUEIRA DA CIDADE!
    ATT:
    MARCELO RICARDO

  2. Jase disse:

    Cheers pal. I do appreciate the witirng.

  3. Brysen disse:

    I cnnaot tell a lie, that really helped.

Deixe uma resposta

Contatos

hostiliocaio@hotmail.com

Assine o Blog

By signing up, you agree to our Terms of Service and Privacy Policy.

Publicidade

Busca no Blog