Notícias e especulações

Publicado em   06/maio/2011
por  Caio Hostilio

Jatene apóia plebiscito sobre novos Estados, mas sem contaminação eleitoral

O governador do Pará, Simão Jatene (PSDB), é favorável ao plebiscito sobre a divisão territorial para criação dos Estados de Carajás e Tapajós, nas regiões sul e oeste paraenses, mas defende a realização de uma ampla campanha de comunicação para esclarecer a população sobre ‘as ameaças e oportunidades da divisão’.

Acredite se quiser: Obama diz que sepultamento de Bin Laden foi ‘respeitoso’

O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, disse que as forças do seu país foram ‘respeitosas com o corpo’ de Osama bin Laden ao sepultá-lo no mar, apesar de críticas feitas por alguns clérigos islâmicos a esse procedimento. ‘Mas isso, novamente, é algo que nos torna diferentes. E acho que lidamos (com o corpo) apropriadamente’, afirmou Obama, segundo trechos divulgados antecipadamente da entrevista, que vai ao ar no domingo. As autoridades dos EUA garantem que o corpo de Bin Laden foi lavado, e que preces islâmicas foram recitadas, conforme prevê a religião. Elas afirmam ainda que a decisão de jogar o corpo no mar foi tomada para que o túmulo do militante não se tornasse um local de peregrinação para seus seguidores. O xeque saudita Abdul Mohsen al Obaikan, consultor da Corte Real Saudita, disse: ‘Essa não é a maneira islâmica. A maneira islâmica é sepultar a pessoa em terra (se tiver morrido em terra), como todas as outras pessoas.’

Por que só no Brasil o petróleo sobe?

Os futuros do petróleo nos Estados Unidos fecharam em queda de quase 9 por cento nesta quinta-feira, abaixo de 100 dólares o barril, com pesadas vendas nos mercados de commodities impulsionadas pela redução do ritmo da economia e por sinais de políticas monetárias mais apertadas. Investidores também aproveitaram para liquidar posições temendo que as altas registradas no último mês no petróleo tenham sido exageradas. ‘Preocupações com o impacto dos altos preços na economia e na demanda por commodities alimentam isso… o mercado foca agora definitivamente na mudança de preocupações geopolíticas para o lado da demanda’, afirmou David Greely, chefe de pesquisa em energia do Goldman Sachs, em Nova York. Por que o Brasil não faz o mesmo?

Será? Brasileiros acreditam que momento é bom para compra de bens duráveis, diz Ipea

Mais da metade dos brasileiros acredita que o momento econômico atual é propício para o consumo de bens duráveis, de acordo com o IEF (Índice de Expectativas das Famílias), divulgado nesta quinta-feira (5) pelo Ipea (Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada). Segundo o levantamento, 50,7% dos entrevistados disseram que este é um bom momento para o consumo desse tipo de bem, contra 43% que discordam e acham que o momento não é propício para tal. Pouco mais de 6% não souberam responder. Na análise por regiões, o Sudeste lidera, com o maior número de pessoas que acreditam estar em um bom momento para aquisição deste tipo de produto (57,32%), seguido pelo Centro-Oeste (56,49%), Nordeste (49,01%), Norte (41,67%) e Sul (37,12%). Já entre aqueles que pensam que o momento atual não favorece a compra de bens duráveis, o Sul lidera, com 55,68% das citações. Em seguida, vêm as regiões Norte, com 51%, Nordeste (49,48%), Sudeste (34,7%) e Centro-Oeste (32,28%).

  Publicado em: Governo

Deixe uma resposta

Contatos

hostiliocaio@hotmail.com

Rede Brasil ST

Busca no Blog

Arquivos