Notícias

Publicado em   29/abr/2011
por  Caio Hostilio

Projeto de incentivo à formação técnica terá urgência em votação no Congresso

Formar mais de 3 milhões de profissionais até 2014. É a meta do Programa Nacional de Acesso à Escola Técnica (Pronatec), lançado pela presidente Dilma Rouseff, no Palácio do Planalto. O projeto de lei de criação do programa será agora encaminhado ao Congresso Nacional, onde tramitará em regime de urgência. O programa prevê bolsas de estudo e financiamento estudantil para cursos técnicos profissionalizantes. A proposta é capacitar jovens do ensino médio, trabalhadores que fizeram uso do seguro desemprego por mais de uma vez, e integrantes das famílias cadastradas no Bolsa Família.Segundo o Ministério da Educação, empresas interessadas em capacitar seus trabalhadores também poderão se inscrever no programa. Os recursos do programa virão do orçamento do MEC, do Fundo de Amparo ao Trabalhador (FAT), do Sistema S e do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES).

Polinter prende foragido da justiça na capital

 Investigadores civis da Policia Interestadual, (Polinter), durante diligências na tarde desta quinta-feira, (28), na área do Renascença, prenderam Alcionor Jonys Licar de Sá, de 31 anos, foragido da Justiça. Ele foi sentenciado pela 9ª Vara Criminal da Comarca de São Luis há oito anos pelo crime de roubo qualificado, ocorrido em 2004.   Desde então se encontrava desaparecido. Depois de preso, foi conduzido à sede da Polinter para cumprimento dos devidos trâmites legais, em seguida encaminhado ao Centro de Triagem de Pedrinhas, onde cumprirá sua pena, como determinação da Justiça. 

Hoje (29), é dia de repressão à poluição sonora, a população agradece 

 A Secretaria de Segurança Pública, (SSP), por meio da Delegacia Geral de Polícia Civil, elaborou a Instrução Normativa que cria e institucionaliza um novo Plantão Central especializado em registros de ocorrências relacionadas à prática de poluição sonora na Região Metropolitana de São Luís. O Plantão Especial de Polícia Judiciária de Repressão Qualificada à Poluição Sonora começa a funcionar a partir desta sexta-feira, (29), nas dependências das delegacias especiais de Costume e do Meio Ambiente, localizada no Centro da Cidade, em São Luís, sob coordenação da Superintendência de Polícia Civil da Capital (SPCC). Para o secretário Aluísio Mendes, a implantação de um Plantão de Polícia Civil exclusivo para atender a demanda de combate à poluição sonora em São Luís revela um fator positivo de constante acompanhamento da SSP. “Buscamos o aperfeiçoamento dos serviços a fim de proporcionar maior conforto e sensação de segurança à população”.

Efetivando a visita as Comarcas

O Fórum de Vargem Grande tem teto aberto a infiltrações e parte da instalação elétrica em contato com água e umidade. Em Brejo, a chuva entra pela laje, as portas do prédio são de vidro e inseguras e os júris foram suspensos há dois anos. Urbano Santos passou a terça-feira, 26, sem acesso à internet e aos dados de rede do Judiciário. Em Santa Quitéria os morcegos resistiram à dedetização. Não há forro em São Bernardo, e casas de marimbondo não faltam. Esses são exemplos reais em cinco dos oito fóruns visitados pelo corregedor-geral da Justiça, Antonio Guerreiro Júnior na terça-feira, 27, primeiro dia de inspeção a 27 comarcas do estado. Conferir problemas e ouvir reclamações e pedidos tomaram a agenda de trabalho puxada, que começou por Itapecuru e avançou depois das 19h em Magalhães de Almeida – uma exceção no cenário de unidades judiciárias no interior, ao lado de Chapadinha.

Encontro do PMDB

O deputado Roberto Costa comunicou que acontecerá o Encontro Estadual do PMDB, que será realizado no auditório Fernando Falcão, na Assembleia Legislativa, hoje (29), a partir das 8h30. O parlamentar informou que o senador João Alberto, estará presente no encontro. Durante o encontro do PMDB será discutida a preparação das eleições de 2012 e como o partido se organizará para o pleito. Todos os presidentes dos diretórios municipais estarão presentes, além dos deputados, prefeitos e vereadores do PMDB.

PSB reúne Diretório Estadual

O Partido Socialista Brasileiro (PSB) reúne o Diretório Estadual hoje(29), a partir das 9h, no plenarinho da Assembleia Legislativa, sob a coordenação do presidente estadual Jose Antonio Almeida. A pauta a ser discutida e deliberada é a seguinte: Prestação de Contas do Exercício Financeiro de 2010 e Eleição de Suplentes do Diretório Estadual.

  Publicado em: Governo

4 comentários para Notícias

  1. Antonio Lima disse:

    Não posso acreditar que o governo da Presidente Dilma esteja preocupado com esse grave problema da nossa educação e do nosso mercado de trabalho, que é a falta de qualificação técnico dos nossos trabalhadores.
    Se realmente ela estivesse preocupada e isto fosse uma prioridade do seu governo não teria feito cortes no orçamento da educação, corte estes que gerou como resultado imediato a suspensão de todos os projetos de ampliação dos cursos e da criação dos novos centros tecnológicos deixados pelo Governo LULA, que entrariam em funcionamento, já neste ano e outros que seriam abertos nos próximos anos. Só no Maranhão, o IFMA realizou um processo seletivo para contratar professores e técnicos para atuarem, nos diversos centros que seriam instalados em nosso Estado, que foi suspenso por tempo indeterminado, por uma medida provisória decretada pelo Ministério do Planejamento desse governo.
    Esse governo estar se mostrando um governo de muita propaganda, muito discurso e de pouca ação, pois tudo o que tem sido divulgado, a dura realidade mostra totalmente ao contrário, basta ver os discurso de “combater a inflação” permitindo o aumento extorsivos dos juros bancários assim como outros itens que certamente vão influenciar decisivamente no aumento generalizado dos preços, como é o caso dos combustíveis, que de tanto se falar em aumento já tivemos um acréscimo substancial nos preços sem que nenhuma medida seja tomada para coibir tal abuso.
    Agora vem com mais essa falácia de “qualificar mão-de-obra” quando na verdade o que tem sido feito é corte indiscriminado em áreas vitais para o desenvolvimento e a melhoria das condições de vida da população, como foram os cortes no orçamento da educação.
    A continuar esse estado de coisa, logo-logo vai aparecer gente, que como eu já sente a falta da presença do LULA, que bel ou mal fez o que nenhum outro fez, pela educação neste País, que agora tem os projetos interrompidos para dar lugar às falácias e sofismas como esse de “Projeto de incentivo à formação técnica…”.

    • admin disse:

      A qualificação de qualquer profissão é essencial para o desenvolvimento de um país, que vem recebendo diversos investimentos.

      • Antonio Lima disse:

        Diversos investimentos foram feitos nos últimos anos, é verdade, mais agora estão sendo cortados, contingenciados e diversos projetos estão sendo interrompidos sem um motivo plausível.
        Antônio Ermírio de Moraes sempre reclamou dessa falta de compormisso dos governos com uma questão tão séria e de importância vital para o nosso desenvolvimento, chegou até mesmo escriver um livro tratando do assunto, fez rasgados elogios quando o governo do Presidente Lula colocou no seu plano plurianual metas para a nossa educação, que vinha sendo cumprido, e é bom que se diga que agora estão sendo cortados sumáriamente por esse governo.
        Só a título de comparação: o governo do Presidente Obama fez cortes gigantescos em seu orçamento, porém a área de educação foi protegida e todos os programas foram preservados, por cá foi uma das áres que mais sofreu cortes, e cortes em áreas nevrálgicas do nosso já combalido sistema de educação.
        Muitos pode até acreditar nestes gestos do Governo, no entanto eu prefiro acreditar nos fatos. E os fatos estão aí quem para quiser ver e se tiver dúvidas é só consulta o Diário Oficial da União que lá estão estampadas tudas essa mazelas.

Deixe uma resposta

Contatos

hostiliocaio@hotmail.com

Rede Brasil ST

Busca no Blog

Arquivos