A política é movida pela hipocrisia ou é dinâmica???

Publicado em   13/abr/2011
por  Caio Hostilio

Só para começar, eu penso, mesmo que empiracamente, que todo grupo político, seja ele de posição, oposição, direita, esquerda, centro e demais seguimentos, tem em mente sempre um pensamento único, ou seja, chegar ao poder. Para isso, tem como princípio base o seguinte: “Enxergar defeitos nos outros e nos que estão no poder é fácil… Sabe por que? Porquê eu e o meu grupo somos perfeitos!” Aí está uma das maiores hipocrisias da política.

É certo afirmar que o Brasil é um país onde os humoristas e comentarista político tem um ambiente fértil para suas piadas e escritos. A vida política é rica em episódios que proporcionam as mais variadas piadas e críticas jornalísticas. É verdade. Qual o custo disto? A perda da vergonha e da ética no seio da sociedade. É vergonhoso para todos nós, ao menos este deveria ser o sentimento a envolver os homens de bem, que convivem com a destruição da ética e da verdade, a cada dia, pelos que se dizem representantes do povo.

Hoje, li no blog de Ed Wilson que a Miosótis Lúcio (PPS), que ano passado era a vice na chapa encabeçada por Flávio Dino (PCdoB) pelo governo do Estado, agora está integrando a equipe de governo do tucano João Castelo. Ed Wilson também comenta que a ex-primeira dama Alexandra Tavares foi a musa da tal “libertação do Maranhão” e que hoje está casada com um membro de uma das famílias que integram o clã Sarney. Ele aproveitou para dizer que foi por causa dela que o ex-governador José Reinaldo rompeu com o grupo do qual ele fez parte por 40 anos. 

Como o Ed Wilson não deu seguimento às hipocrisias da política, mais precisamente a maranhense, irei dar outros exemplos.

Uma das piores hipocrisias na política e negar quem lhe deu as oportunidades. Então vejamos: José Reinaldo explicita todo seu currículo no seu blog, porém omite que foram todos cargos de confiança indicada por seu líder político. Negar por quê? Será que ele pensa que retirando essas informações, principalmente a de que qual governo ele foi o Ministro dos Transportes é algo ético ou hipócrita?

É ético ou hipocrisia o deputado Marcelo Tavares omitir em seu currículo no site da AL que foi gerente-adjunto de Desenvolvimento Regional de Viana?

É ético ou hipocrisia, o ex-deputado Flávio Dino, que se diz de ideologia altamente comunista, aliar-se ao PPS, a José Reinaldo, Humberto Coutinho, Tema e demais raposas velhas da política viciada, e alardear que seria o novo na política?

É ético ou hipocrisia, o ex-deputado Aderson Lago ser o maior beneficiado do dinheiro da saúde, que ficou conhecido como “Opera Prima”?

É ético ou hipocrisia, alardearem a procissão de ambulâncias para São Luís, visto que a população desconhece como de fato funciona o SUS?

É ético ou hipocrisia, usar a tribuna do Legislativo para fazer politicalhas, cuja finalidade é a de apenas atacar seus opositores e não de representar o povo, com verdades?

É ético ou hipocrisia, o PT maranhense se aliar ao PSDB?

É ético ou hipocrisia, aqueles que usufruíram nababescamente da oligarquia Sarney pintar agora de opositores e até “comunistas”?

É ético ou hipocrisia, Bira do Pindaré e Rubens Junior querer estadualizar todos os problemas existentes em São Luís, quando todos sabem que existem três esferas governamentais independentes, que devem ser responsabilizadas por suas obrigações?

É ético ou hipocrisia, o corporativismo no Legislativo quando o assunto é vantagens financeiras?

Foi ético ou hipocrisia, a atitude da base governista com a disputa pela presidência da Assembléia?

É ético ou hipocrisia, indeferir requerimentos que pedem a presença de secretários de Estado, para que prestem esclarecimentos? Olha que no governo Jackson Lago não aprovaram um sequer!!! Mas uma das prerrogativas do Legislativo não é fiscalizar?

É ético ou hipocrisia, a disputa interna por mais poder no grupo do governo Roseana?

Fiz esses comentários políticos para que você, leitor, tire suas próprias conclusões. Procure lembrar as trajetórias políticas desses momentos que citei acima, contudo vale ressaltar que são milhares, por isso não poderia citar todos, pois ficaria a madrugada toda escrevendo e não chegaria ao fim.

Você pode se lembrar de outros momentos e colocá-los para serem submetidos à corroboração ou à refutação.

Dizem que a política é dinâmica e que os opostos se atraem. Essa retórica dos políticos virou uma realidade cotidiana. Na verdade, essa retórica da política impressiona aos observadores das cenas políticas e ficam admirados com a cara de pau.

Analisem e façam seus comentários!!!!

  Publicado em: Governo

3 comentários para A política é movida pela hipocrisia ou é dinâmica???

  1. pastor alex disse:

    excelente abordagens, esta recheadas de verdades, por exemplo passei uma das maiores decepçoes de minha vida, acreditando que, quando o PT, chegasse ao poder, causaria uma verdadeira, revolução etica, moral, estrutural, resultado so decepão.

Deixe uma resposta

Contatos

hostiliocaio@hotmail.com

Rede Brasil ST

Busca no Blog

Arquivos