Antes era o ouro, agora é o ferro: Pobre Brasil!!!

Publicado em   14/mar/2011
por  Caio Hostilio

Passa século, entra século e a história é a mesma. Fazer o quê? Estamos no Brasil!!! Primeiramente, deve-se ressaltar que nos locais de exploração mineral a regra é o desmatamento, a destruição de nascentes d’água, a degradação do solo e a poluição do ar.

Muitos acreditam que a cadeia produtiva mineral representa algo rentável. Ledo engano. Minas Gerais é o estado mais agredido ambientalmente pela famigerada Vale. Sabe o que toda essa degradação representa ao PIB mineiro? Apenas  30%. Isso mesmo, 30%!!!

O ouro extraído no período colonial foi enviado para a Europa sem retorno concreto ao Brasil.  Hoje, os minérios continuam sendo enviados ao exterior, deixando para cidades mineiras apenas a destruição.

A influência política da Vale em Minas Gerais garante à empresa o silêncio do Estado e de governos em relação aos crimes sociais, trabalhistas, tributários e ambientais cometidos pela mineradora e garante benefícios econômicos, como o empréstimo aprovado pelo BNDES à empresa de R$ 7,3 bilhões a pagar em 40 anos sob juros irrisórios.

É preciso que os povos se unam urgentemente. Os movimentos e as comunidades se unam e se conheçam cada vez mais, para enfrentarem juntos um modelo de desenvolvimento que até hoje está enriquecendo poucos e distribuindo para muitos seus impactos e contradições.

Vamos a Luta!!!

  Publicado em: Governo

2 comentários para Antes era o ouro, agora é o ferro: Pobre Brasil!!!

  1. Thank you, I have recently been searching for information about this topic for ages and yours is the best I have discovered so far.

  2. What a great resource!

Deixe uma resposta

Contatos

hostiliocaio@hotmail.com

Rede Brasil ST

Busca no Blog

Arquivos