O uso da politicalha por Marcelo Tavares

Publicado em   22/fev/2011
por  Caio Hostilio

Antes de entrar no assunto propriamente dito, devo alertar que a política e politicalha não se confundem, não se parecem, não se relacionam uma com a outra. Antes se negam, se excluem, se repulsam mutuamente.A política é a arte de gerir o Estado, segundo princípios definidos, regras morais, leis escritas, ou tradições respeitáveis. A Politicalha é a indústria de explorar o benefício de interesses pessoais. Constitui a política uma função , ou um conjunto das funções do organismo nacional: é o exercício normal das forças de uma nação consciente e senhora de si mesma. A Politicalha, pelo contrário, é o envenenamento crônico dos povos negligentes e viciosos pela contaminação de parasitas inexoráveis.

Portanto, o deputado Marcelo Tavares, de quem tenho estima e respeito, usou da tribuna hoje (21) para responsabilizar o governo do Estado pelos maus feitos e irresponsabilidades com a coisa pública no governo de João Castelo em São Luís. Ora bolas!!! Que critique o governo do Estado por faltas de suas ações, mas não queira fazer jogadas politiqueiras visando outras intenções mirabolantes, exatamente sabendo que a filha do prefeito, deputada Gardênia Castelo, estava presente.

 É exatamente com esse tipo de discurso rasteiro que a população maranhense condicionou que tudo de ruim que acontece no Maranhão, mesmo que seja uma atitude ilícita de um prefeito, é de responsabilidade do governo Estadual. Sabendo que isso está na cabeça dos maranhenses desinformados (maioria), os prefeitos aproveitam para efetuarem suas ilicitudes. Não estimule isso, deputado Marcelo Tavares, pois assim V. Ex. estará contribuindo para que os gestores municipais continuem desviando até os recursos constitucionais recebidos por eles.

 É sabido que os municípios têm autonomia e independência administrativas sem que os Estados e a União interfiram, conforme estabelece as três esferas de governo. Os municípios brasileiros têm suas gestões descentralizadas das outras duas esferas governamentais.

A vertente da autonomia municipal tem por obrigação ter a capacidade orçamentária e econômica para financiar suas políticas públicas e proporcionar o bem-estar de sua população. Para isso, são detalhadas as receitas orçamentárias advindas dos repasses constitucionais, do ICMS, ISS, IPTU, taxa de iluminação pública, emendas de parlamentares, convênios federais e estaduais e demais formulas de buscar recursos.

A responsabilidade na gestão municipal pressupõe a ação planejada e transparente, em que se previnem riscos e corrigem desvios capazes de afetar o equilíbrio das contas públicas, mediante o cumprimento de metas de resultados entre receitas e despesas e a obediência a limites e condições no que tange a renúncia de receita e geração de despesas.

Responsabilizar o governo do Estado pelo péssimo serviço de saúde oferecido pela Prefeitura de São Luís é no mínimo hipocrisia e maledicências de um político que conhece o SUS em sua essência. A saúde do município de São Luís sempre esteve nesse patamar, exatamente pelos discursos politiqueiros até hoje utilizado. Já que o SUS não cobre os pacientes vindos das baixas e médias complexidades (municípios), por que a Prefeitura de São Luís não informa ao Ministério da Saúde que não tem capacidade de atender e pede que esse atendimento seja feito por outra rede hospitalar? Querem saber a verdade? É porque a Prefeitura recebe milhões por esses atendimentos, além dos recursos advindos dos enfermos ludovicenses.

Quanto à buraqueira existente na cidade, o deputado Marcelo disse que a Caema faz os buracos e não consertam. Convenhamos que a Caema não tenha controle sobre a natureza, ou seja, as chuvas que caem. Será que o deputado Marcelo quis dizer que todos os buracos nas ruas e avenidas da cidade foram feitos pela Caema? Seria muita hipocrisia!!!

Com relação aos convênios efetuados no apagar das luzes do governo Jackson Lago, a Justiça determinou que todos devolvessem aos cofres públicos os recursos recebidos, porém até hoje o prefeito Castelo não cumpriu e continua detentor dos R$ 75 milhões.

Portanto, são essas politicalhas e hipocrisias que destroem a consolidação da democracia. Caso a prefeitura não tenha capacidade de gerir seus problemas estruturais e precise de uma parceria, não é a governadora que tem que buscar esse compartilhamento administrativo, mas sim o prefeito, pois é ele que conhece suas necessidades e deficiências. Se Castelo ainda não fez isso, é porque as finanças de São Luís estão em ordem e as obras não são realizadas porque ele não acha conveniente fazê-las.

Por outro lado, o deputado petista, Bira do Pindaré, argumentou que as discussões a respeito de São Luís é assunto para Câmara de Vereadores. Bira só pode estar de brincadeira!!! Pois a Assembléia Legislativa é uma Casa de discussão de tudo que envolve o Maranhão, principalmente um parlamentar como ele, que teve a maioria dos seus votos aqui em São Luís, aonde a população vem sofrendo com a falta de responsabilidade da gestão Castelo.

  Publicado em: Governo

40 Responses to O uso da politicalha por Marcelo Tavares

  1. Great notions going to put these into practice tonight.

  2. Erma Jerkins disse:

    Fantastic ideas, thanks for having the initiave to write it down

  3. Gracias for this post, honestly, can you sign up as a writer for wikipedia because the current entries submitted there for our interest is quite frankly dross. I don’t quite agree exactly with it but I agree with it on the most part and I definitely applaud your effort in putting it so clearly.

  4. Neda Daghita disse:

    Given the 60 minutes episode you have to bet Lance is going to struggle.

  5. I can’t help but think that this wedding will be one of the best things to happen of the 2000s. Best wishes to the happy couple and any one that doesn’t agree is a stick in the mud.

  6. Ever since CBS’s Sixty Minutes program I would conclude Lance is done for.

  7. Thanks for today’s entry, I don’t agree exactly with it but I agree with it on the most part and I certainly applaud your effort in putting it so succinctly.

  8. Julee Brzenk disse:

    Fantastic article, I actually had a good time glossing over it, keep up the good work.

  9. Great post, I genuinely benefited from reading it, keep up the good thoughts.

  10. Frida Elsen disse:

    In light of that 60 Minutes Program you have to be sure Lance is going down.

  11. Thanks for this post, I can’t say I agree completely with it but I agree with it on the most part and I wholeheartedly applaud your effort in putting it so clearly.

  12. I am over the moon about it and I think that this wedding is one of the best things to happen of the recent years. Felicitations to the happy newlyweds and any body that doesn’t agree is a misery.

  13. Excellent guide,I’m sure you have certainly produced a website I want to return to more often. Great stuff.

  14. I really agree with your views.

  15. Kayla Boucher disse:

    I most certainly respect this.

  16. Ever since CBS’s 60 Mins show I think Lance is caught.

  17. Lovely piece, thanks to whoever thought of it and for making the effort to write it down

  18. Pasty Winchel disse:

    Fabulous message,I do think you’ve undoubtedly gained a blog I want to read up on on a weekly basis. Keep it up.

  19. Vi Mashaw disse:

    Lovely ideas, thanks are in order for having the initiave to come up with it

  20. Dan Gold disse:

    Lovely piece, many thanks for showing the initiative to think of it

  21. Sallie Tlamka disse:

    Gracias for this entry, seriously, can you become a topic writer for wikipedia because the current entries submitted there for our interest is quite frankly next to useless. I can’t say I agree exactly with it but I agree with it on the most part and I wholeheartedly applaud your effort in putting it so succinctly.

  22. In light of the 60 Mins show one can’t help but conclude Lance Armstrong is going down.

  23. Fun post, I actually enjoyed studying it, keep up all the good writing.

  24. Terrific content,I do believe you have undoubtedly put together a site I need to check back on more often. Many thanks.

  25. Gracias for your entry, seriously, can you become a topic contributor for wikipedia because the current pages submitted there for our interest is frankly dross. I don’t quite agree exactly with it but I agree with it on the most part and I definitely applaud your effort in putting it so clearly.

  26. I can’t say I completely agree, many thanks for having the initiave to come up with it

  27. Since watching CBS’s Sixty Minutes program I conclude Armstrong is kaput.

  28. Fantastic ideas, thanks to whoever thought of it and for taking the time to come up with it

  29. I cant say Im in complete accordance, many thanks for making the effort to put it up

  30. Great feature, I genuinely had a good time studying it, keep up all the hard work.

  31. Pearle Plack disse:

    I most certainly respect this.

  32. After watching CBS’s episode of 60 Minutes you have to conclude Lance Armstrong is going to struggle.

  33. Vallie Forker disse:

    Thank you for today’s post, I don’t agree completely with it but I agree with it on the most part and I certainly applaud your effort in putting it so ably.

  34. I certainly digg this post!

  35. Tamica Barmes disse:

    I don’t agree with it, many thanks for making the effort to throw it up

  36. Fun post, I actually benefited from studying it, keep up all the good thoughts.

  37. Fantastic ideas, thanks to whoever thought of it and for having the initiave to come up with it

  38. Delsie Jackon disse:

    Now I’ve seen CBS’s 60 minutes episode one can’t help but bet Lance is kaput.

  39. Great ideas, thanks for making the effort to throw it up

  40. Exceptional content,I do think you could have without a doubt built up a web page I need to check back on on a weekly basis. Great stuff.

Deixe uma resposta

Contatos

hostiliocaio@hotmail.com

Assine o Blog

By signing up, you agree to our Terms of Service and Privacy Policy.

Publicidade

Busca no Blog